Sites premium 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
Os Mitos e a Humanidade  (10-11-2017)
Referências  (10-11-2017)
Umbanda  (10-11-2017)
Tarot   (10-11-2017)
Vikings - Runas  (10-11-2017)
Textos para reflexão  (10-11-2017)
Contactos  (03-11-2017)
O Homem e a Oração  (03-11-2017)
Numerologia  (03-11-2017)

Rating: 2.7/5 (382 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...




Banhos & Banhos
Banhos & Banhos

 

A Vida divide-se em três ciclos: o da aprendizagem, o da construção e o da realização. O percurso destes ciclos pode ser feito por três vias: da intuição, da emoção e da comunicação. O caminho das Energias nos permite a ligação com o Deus e todo o equilíbrio deve ser procurado entre os dois Planos, o Macrocosmo e o Microcosmo. O ser que consegue transpor estes estágios com sabedoria e entendimento passa a ser um Mago que pratica a Magia cujo resultado é arte de controlar as Energias. A força da Magia está na razão e na intenção com que é praticada e não nos objetivos que motivam a sua prática. Ninguém consegue, pelos trabalhos da Arte, atingir o que não lhe esteja anteriormente destinado. Os efeitos, na Magia, são conseguidos através da manipulação controlada de determinadas forças, objetos, cores, perfumes, sons e gestos que, segundo a "Lei da Analogia", representam no nosso Plano as Energias que queremos controlar. Os banhos místicos de uma maneira geral, são rituais, onde utilizamos determinados elementos da natureza, de maneira ordenada e com conhecimento de causa, com o intuito de troca energética entre o indivíduo e a natureza, a fim de fornecer-lhe equilíbrio energético e mental. Conhecer os pontos cardeais, usar os elementos - terra, ar, fogo, água, conhecer seus elementais, conhecer as conjunções dos planetas e suas energias em movimento, faz parte de um ritual de Magia. Praticar a Cosmoterapia se chama Magia da Cura, a qual ensina o aprendizado sobre os movimentos lunares e planetários para ter a sabedoria  de quando plantar e colher, pois nas ervas poderemos encontrar energias poderosas para cura, energização de ambientes e mais uma variedade de aplicações. Sua troca com o Universo é feita através da manipulação destes elementos. Ao preparar um medicamento, um banho e até mesmo um simples chá ele (a) estará expandindo seu poder e aperfeiçoando seus dons mágicos, em busca de equilíbrio e harmonia com o espaço onde está inserido. Estes banhos se prestam para limpar as energias negativas, reequilibrar a pessoa, energizar os chacras, enfim, tem grande importância na manutenção dos corpos. Embora o banho utilize-se de elementos materiais, que serão jogados sobre o corpo físico, a contraparte etérica será depositada sobre os chacras, corpo astral e aura que receberão diretamente o prana ou éter vital, bem como a parte astral dos elementos densos. 

Revolvendo ensinamentos espirituais e esotéricos de minha bagagem terrena, através de orientações de mentores, cursos, pesquisas e da própria vivência de quarenta e três anos na senda da fé resolvi, em linguagem simples e objetiva passar meus conhecimentos a todos que despertar interesse. “BANHOS & BANHOS” tem a finalidade de uma forma mística e sem mistérios alcançar, a harmonização e aprimoramento Espiritual. 

Energia Cósmica

A esfera celeste é tratada como um modelo geométrico, uma abstração matemática, onde é observado o espetáculo doSistema Solar formado por planetas, satélites, asteróides, cometas e meteoritos, além de poeira e gás interplanetário. Cada planeta ou satélite tem uma energia cósmica que rege diretamente seguimentos terrestres, com atuação direta na natureza e nos seres vivos.Os planetas têm influência no reino vegetal de modo a imprimir em cada uma das plantas suas principais características, mas o Sol (Elemento ativo - masculino, aparece nas magias desde a antiguidade, é fonte de toda energia e vida humana) e a Lua (Elemento passivo - feminino possui uma energia que atua em cada uma de suas fases de forma diferente). A Lua é quase sempre ligada à fertilidade e abundância, regularizadora das nossas funções psíquicas, através da memória e do esquecimento, símbolo do equilíbrio emocional.

 Planetas

 Apenas sete planetas são visíveis a olho nu, é fácil distingui-los entre as estrelas, eles tem uma luz fixa e normalmente sem cintilações. Sua ordem é Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus, Saturno chamados de Planetas Pessoais por estarem mais próximos ao Sol. Urano, Netuno e Plutão não são visíveis a olho nu e como estão muito afastados do Sol movem-se muito lentamente, e são chamados de Planetas Transpessoais. A distinção entre Planetas Pessoais e Transpessoais se faz em função do tempo que cada Planeta demora a dar a volta em torno do Sol e, esse tempo é denominado Período de Revolução do Astro.

A posição dos Signos, dos sete primeiros Planetas, varia de pessoa para pessoa. Já dos três últimos, varia de geração para geração. O Sol fica um mês em cada signo, a Lua fica aproximadamente, 2 dias em cada signo e, assim por diante, com o tempo das órbitas de cada Planeta em torno do Sol ou o Período de Revolução.

 Dignidade Planetária

A regência planetária determina a força do planeta, onde ele se encontra mais a vontade e obtém os melhores resultados. No domicílio, o planeta está na sua própria casa agindo com toda a sua potencialidade, faz o que quer livremente. Na exaltação, é como um rei que governa, mas não é o dono e não é suficientemente livre para agir. No seu exílio ele perde a força, como se estivesse viajando por um lugar estranho  Na sua queda, a sua força está consideravelmente diminuída. Ex: Uma pessoa nascida em Áries não deverá fazer seu banho nas horas de Saturno (Queda) ou Vênus (Exílio/Detrimento).

 

 Signo

 Domicílio/ 
 Regência

 Exaltação

 Queda

 Exílio/
 Detrimento 

 Áries

 Marte

 Sol

 Saturno

 Vênus

 Touro

 Vênus

 Lua

 

 Marte

 Gêmeos

 Mercúrio

 Cabeça Dragão 

 

 Júpiter

 Câncer

 Lua

 Júpiter

 

 Saturno

 Leão

 Sol

 

 

 Saturno

 Virgem

 Mercúrio

 Mercúrio

 Vênus

 Júpiter

 Libra

 Vênus

 Saturno

 Sol

 Marte

 Escorpião

 Marte

 

 Lua

 Vênus

 Sagitário

 Júpiter

 Cauda Dragão

 

 Mercúrio

 Capricórnio  

 Saturno

 Marte

 Júpiter

 Lua

 Aquário

 Saturno

 

 

 Sol

 Peixes

 Júpiter

 Vênus

 Mercúrio 

 Mercúrio

 

 Horários em que os Planetas atuam durante o dia

A determinação do tempo se originou logicamente, pela divisão do dia. Manhã, tarde e noite foram suficientes durante muito tempo. Até que alguém teve a idéia de medir o período entre o nascer e o por do Sol. Para esta determinação foi usado o gnômon, um pedaço de madeira de mais ou menos um metro, que era fincado em um terreno plano, onde projetava sua sombra. A sombra da ponta do gnômon determinava pontos que foram marcados no chão e se repetiam todos os dias. Como o sistema matemático da época era baseado na dúzia, o dia foi dividido em 12 horas. Mais tarde resolveram que a noite, que era do mesmo tamanho, também teria 12 horas. Assim ficou definido que um dia (dia e noite) teria 24 horas e a mudança de data seria à meia noite, quando todos estavam dormindo, para não criar problemas maiores. O ponto onde a sombra era menor foi marcado como o meio dia. Hoje chamamos este ponto de passagem meridiano do Sol.Este sistema é muito antigo e não se conhecendo a sua origem exata. Tradicionalmente, a sua criação é atribuída aos Caldeus. Dessa forma, as horas planetárias são calculadas tendo como referência o nascer e o pôr-do-sol, perfazendo assim às 24 horas – 12 diurnas e 12 noturnas. Um momento é um período muito curto de tempo (o quanto não importa, já que é menor que o menor período de tempo). Um dia é um conjunto de momentos. Uma data é um nome de um dia, de acordo com algumas convenções.

A regência das horas segue uma sequência fixa: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua. Esta sequência é denominada a Ordem Descendente ou Ordem Caldeia e têm a sua origem na sequência das esferas planetárias, segundo conceito aristotélico do Universo. A primeira hora de cada dia, que se inicia ao nascer do Sol, determina o planeta que rege o dia todo. Dentro desta sequência maior dos dias, encontramos a ordem das horas planetárias. Para calcular a sequência de planetas para as horas de Domingo, basta seguir a sequência caldeia. Assim, às 12 horas diurnas de Domingo são: 1ª - Sol, 2ª - Vênus, 3ª - Mercúrio, 4ª - Lua, 5ª - Saturno, 6ª - Júpiter, 7ª - Marte (a partir daqui repete-se a sequência) 8ª - Sol, 9ª - Vênus, 10ª - Mercúrio, 11ª - Lua e 12ª - Saturno. Continuando a sequência obteríamos às 12 horas noturnas. A sequência prossegue de forma ininterrupta originando os vários dias da semana.

 

Hora

Domingo

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

06h00min

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

07h00min

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

08h00min

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

09h00min

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

10h00min

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

11h00min

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Marte

Lua

Mercúrio

12h00min

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

13h00min

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

14h00min

Vênus

Saturno

Sol

Lua 

Marte

Mercúrio

Júpiter

15h00min

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

16h00min

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

17h00min

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

18h00min

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

19h00min

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

20h00mim

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

21h00mim

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

22h00mim

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

23h00mim

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

24h00min

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

01h00mim

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

02h00mim

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

03h00mim

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

04h00min

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

05h00min

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

 

SOL - o Espírito está simbolizado pelo Sol, bem como a busca pelo contato com o Eu Interior. O Sol é a esfera central do Sistema Solar. O Regente supremo. A Origem e o final de tudo. Isto está indicado no seu símbolo, um Centro com sua Circunferência, Alfa e Omega. É o espaço total, seja em sua origem central ou como exterior. É o todo e o resumo do sistema que dele depende. Significa nosso Eu Superior sublimado, o coroamento de nossa evolução nesta vida, nossa superestrutura de consciência. É a nossa vitalidade, nossa necessidade de experiências, modo de expressão, criatividade, dignidade e autoridade. Seu Metal é ouro e atua no órgão do coração. Suas ervas são de altura média com flores geralmente amarelas com frutos bons e sabor agridoce. Movimentam-se na direção do Sol ou tem a figura deste em suas flores, folhas ou frutos. Algumas permanecem sempre verdes e são muito aromáticas. Tem grandes poderes mágicos e curativos. São usadas por suas virtudes de adivinhação, medicinais e contra "maus espíritos". A maioria das plantas medicinais é solar.

Principais: Artemísia, açafrão, alecrim, almeirão, Angélica, arroz, arruda, abacaxi, ameixeira, alface, azevinho,  babosa, bergamota, beterraba, boldo, benjoim, camomila, calêndula, canela, cedro, cravo, crisântemo,  damiana, dente-de-leão, estigma de milho, erva-cidreira,  erva-de-são-joão, estoraque, freixo, gergelim, grama,  girassol, hortelã,  laranjeira, louro, lírio, maracujá, mangueira,  mulungu, mostarda, milho, melissa, marcela,  mangueira, nogueira, oliveira, olíbano, tanchagem, tâmara.

 

LUA - Simboliza a esfera,  os distintos níveis de formas representadas pelos Quatro Elementos.  Também exerce uma grande força de atração sobre a Terra, e seu efeito nota-se na elevação das águas dos oceanos duas vezes ao dia, provocando marés mais altas nas Lua Nova e Cheia, as duas fases de maior força lunar, porque nestas ocasiões o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. Influencia a vida vegetal dando tratamento diferente às culturas de raízes e folhas. Embora sua maior preponderância seja sobre as folhas, à medida que passa pelas constelações transmite ao solo e, também, ao reino vegetal, forças que vão beneficiar todas as suas atividades. Através dos tempos, o homem observou que as fases da Lua estão ligadas ao aproveitamento correto da luminosidade que, embora menos intensa que a solar, penetra mais fundo no solo e, assim, acelera o processo de germinação das sementes. Sendo assim, as plantas que recebem mais luminosidade lunar na sua primeira fase de vida, tendem a brotar rapidamente, desenvolvendo mais folhas e flores, realizando a fotossíntese com mais eficácia.

Principais: Algodão,agrião, abóbora, abacateiro, acelga, alface, aspargo, aipo, berinjela, bananeira, bambu, bálsamo, beldroega, babosa, camélia, cânfora, chapéu de couro, dama da noite, erva-cidreira, eucalipto, erva-pombinha, erva-mate, guaco, gardênia, lírio branco, manacá, margarida, malvarisco, melão, mirra, oliveira, pariparoba, papoula, quitoco, saião, sabugueiro, samambaias em geral, tília, trevo, urtiga, uva, violeta.

  Fases da Lua

A cada dia, o Sol ilumina a Lua sob um ângulo diferente, à medida que ela se desloca em torno da Terra e, um ciclo completo leva 29 dias e meio e chama-se LUNAÇÃO. Quando a Lua é Nova dizemos que está em conjunção com o Sol e, os raios solares atingem a Lua por trás e, na Terra nada vemos, ela nasce às seis horas da manhã e se põe às seis horas da tarde aproximadamente. É a única ocasião que pode ocorrer um eclipse solar. Quando a Lua é Crescente significa que cerca de sete dias e meio depois a LUA deslocou-se 90º em relação ao SOL e está na quadratura ou primeiro quarto e chama-se quarto crescente, nasce ao meio dia e se põe à meia-noite, aproximadamente. Seu aspecto é o de um semicírculo voltado para o Oeste, assim, visto do hemisfério Sul, sua aparência lembra a letra (C). Quando a Lua é Cheia são passados 15 dias da Lua Nova e nesta fase a Lua está em oposição ao Sol. Os raios solares incidem sobre o nosso satélite verticalmente e a Lua assume a forma de um disco prateado que reflete para a Terra 7% da luz que recebe do Sol. Ela é visível durante a noite toda, nascendo por volta das dezoito horas e se pondo às seis da manhã e, nessas noites ocorrem os eclipses lunares. Quando a Lua é Minguante uma nova quadratura surge quando a diferença angular é de 270º e, nesse dia o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para o Leste, ela nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia, esta fase também é conhecida como quarto-decrescente e visto do hemisfério Sul a Lua lembra a letra (D). 

A Lua e o Esoterismo

Esoterismo é a junção das verdades contidas nas ciências ocultas e nas religiões, que visa em diversos aspectos, trazer para os seres humanos que buscam o autoconhecimento. Grandes sábios estudaram a manifestação planetária no indivíduo e, a Lua tem grandes influências.  O homem cultua a Lua desde a antiguidade, por ela representar uma Deusa e todas as cerimônias de adoração e magia acontecia sob sua luz, pois as pessoas viviam em conjunto com a natureza e o passar das estações e os ciclos lunares tinham um profundo respeito e veneração. Na Lua Nova/Crescente a Deusa é uma donzela, na Cheia ela é Mãe, na Minguante ela é Anciã.  A Donzela – a cada dia dessa fase a Deusa cresce e fica mais forte até atingir o plenilúnio, em que ela se converte para o aspecto de Mãe. Ela é cheia de energia, pura, independente, está descobrindo o mundo e testando seus limites. A Mãe – Na primeira noite de Lua Cheia a Deusa está em seu período de mais poder, do seu ventre tudo surgiu e tudo voltará, ela é uma provedora e por isso está relacionada a terra, à colheita e tudo que nos alimenta, é aquela que acalenta os seus filhos no colo, é toda amor. A Anciã – Após o primeiro dia de lua cheia, a Deusa começa a perder seu poder, ocorre um declínio que vai ater a última noite de Lua Cheia, nessa fase perdeu o viço da juventude e não possui a mesma energia, mas tem experiência e sabedoria e, também é chamada de Velha Sábia, Senhora da Morte e não tem piedade em ceifar o que já está obsoleto e desgastado, embora seja temível, é necessária, é através do fim do velho que o novo se inicia. Suas ervas são de folhas grandes ou pequenas, mas em grande abundância, as flores são brancas ou de cores claras, os frutos são de gosto insípido e sem cheiro, em geral são de aparência bizarra, vivem na água ou bem perto, são frias, leitosas, narcóticas e antiafrodisíacas, costumam ser usadas nas práticas de feitiçaria. Plantas aquáticas em geral.

Influência das fases lunares nas plantas

Lua nova - Indicada para podas; capinar o mato (ele demora mais para crescer); colheita de raízes; adubação.

Lua crescente - boa para arar e gradear a terra; semear e colher folhas e frutos; fazer enxertos; plantar flores e folhas em vasos ornamentais.

Lua cheia - flores e frutos colhidos nessa fase são mais exuberantes, mas ela é imprópria para plantar, transplantar e capinar (o mato cresce rapidamente).

Lua minguante - boa para plantar e colher as raízes; colher e armazenar grãos; colher madeira para a utilização em cercas, móveis e construções, pois neste período a seiva se encontra nas raízes e isso favorece a conservação da madeira.

 Influências do trânsito lunar pelas constelações.

Constelações de Terra

Lua em Touro – Rege os fungos e os cogumelos e favorece tudo o que dá debaixo da terra. Boa influência para o plantio de sementes de árvores ou o transplante delas. As plantas se parecem com o pescoço do ser humano.

Lua em Virgem – Rege os grãos e as gramas. Seu período de influência é propício ao plantio de cereais à realização de podas e a borrifação com água de urtiga, recurso usado para protegê-las e para aumentar os poderes medicinais das ervas. As plantas se parecem com o estômago e intestinos.

Lua em Capricórnio – Rege as plantas com flores e pétalas separadas. Neste período fazem-se colheitas e se plantam as árvores cujas madeiras devem durar muito tempo. Se parecem com os joelhos.

Constelações de Água

Lua em Câncer – Rege os fetos, as cavalinhas e os licopódios. Sua influência é propícia para a semeadura e o transplante de folhas e ervas medicinais.As plantas se parecem com o fígado ou o baço do ser humano.

Lua em Escorpião – Rege as plantas medicinais e as palmeiras. Sua influência é ótima para secar as ervas e armazená-las. Recomenda-se, nesse período, borrifar as plantas com água de urtiga. As plantas se parecem com os órgãos genitais masculinos e femininos:

Peixes – Rege as plantas com muita umidade ou que moram na água. Boa influência para o início de horta, mas totalmente impróprio para as colheitas. Se parecem com os pés e os dedos.

 Constelações de Ar

Gêmeos – Rege os musgos sobre as árvores e as pedras. Sua influência é neutra para a fertilidade, sendo mais indicada para a preparação da terra para o cultivo. As plantas se parecem com os braços, mãos e costas do ser humano.

Libra rege as flores. Boa influência época para a colheita das ervas, a secageme armazenagem das flores e a preparação de florais. As plantas se parecem com os rins, bexiga e umbigo.

Aquário Rege as plantas cujas flores têm pétalas unidas. Sob sua influência, damos continuidade à colheita iniciada em Capricórnio, que é a constelação que a antecede. Se parecem com as panturrilhas.

 Constelações de Fogo

Áries – Rege os líquens. Favorável para o crescimento, faz as plantas desenvolverem-se mais rapidamente. Boa influência para se fazer sementeiras, principalmente de frutas; para a colheita e armazenagem de cereais; para se fazer muda de estaca. As plantas se parecem com a cabeça do ser humano.  

Leão– Rege as plantas coníferas como pinheiras. Boa influência para plantar cereal e feijões e fazer podas em trepadeiras, roseiras e frutíferas. As plantas se parecem com o coração do ser humano:

Sagitário– Rege as grandes árvores e as florestas. Influência indicada para o plantio das árvores frutíferas, e das que desejamos que cresçam mais rapidamente ou que fiquem mais altas. Se parecem com as nádegas do ser humano.

Marte - É a atividade, o dinamismo, a individualidade, a sede de conquistas e a coragem. Vontade bruta e energia. Símbolo tradicional do masculino rege também sobre a guerra (ideológica) e o heroísmo. São os galhos das plantas. Polaridade positiva. Seu metal é ferro e atua no estômago. Muitas das suas plantas são espinhosas e provocam ardor ao tocá-las. Os frutos podem ser venenosos, são ácidos, amargos e de gosto picantes. Em geral são arbustos pequenos, com flores pequenas e vermelhas e podem ser prejudiciais à visão.

 

Principais: Artemísia, alho, alcachofra, arruda, alecrim, absinto, assa-fétida, bambu, basílico, boldo, cavalinha, cana, café, cebola, coentro, cáscara sagrada, carqueja, carvalho, cajueiro, cardo-santo, cenoura, espada de São Jorge, estragão,  erva-de-bicho, figueira, gengibre, jacarandá, limoeiro, losna, lúpulo,  mamona, mangericão, mogno, nogueira, olmo, orégano, paineira, pinheiro, poejo, pimenteira,  salsaparrilha, tanchagem, tomate, uva, urtiga.

 

Mercúrio - simboliza o nível da Alma no Microcosmo. Mercúrio ou Hermes é o Elo entre os mundos, o Mensageiro dos Deuses. Processa ou alquimiza as energias planetárias e relaciona hierarquicamente os opostos. Tudo isto está representado no seu símbolo, onde aparece todo o conjunto planetário reunido: Sol, Lua e a cruz alusiva ao grupo planetário-elemental. Também faz referência com isto às tríades dos alinhamentos. Mercúrio é o grande alquimista, aquele que transforma os metais, ou seja: os elementos - é a mente (as palavras "mente" e "metal" é aparentado, enquanto que elemento contém o termo "mente"). É, pois o intelecto, a comunicação, a razão, a dialética. É o fruto da planta. Polaridade neutra. Seu metal é mercúrio e atua nos pulmões. Suas ervas possuem folhas pequenas e de cores variadas; produzem flores e folhas, porém não frutos, são sinuosas ou ondulantes e de tamanho médio, as flores feralmente são amarelas, de odor penetrante, com sabores diversos, mas um tanto adstringente. São plantas geralmente relacionadas com a mente ou trabalhos na esfera mental.

Principais: Alfazema, anis estrelado, avelã, aipo, alecrim, amêndoas, aneto, benjoim, cânhamo, canela, capim-cidrão, canela sassafrás, eucalipto, erva-lanceta, feijão, funcho, guaco, guaraná, hera, lavanda,  lentilha, mangerona, menta,  milho, romã, salvia, salsaparrilha, sete sangrias, valeriana, verbena.

Júpiter - significa o princípio da expansão e crescimento, senso de lei e de justiça, benfeitor e guru, otimismo e nobreza, generosidade, alegria e autoconfiança. Esportes. Consciência. Símbolo tradicional da maestria é chamado Guru em sânscrito. É o tronco da planta. Polaridade positiva. Seu metal é estanho e atua no fígado. Suas plantas são grandes, rústicas, com frutos abundantes e de aspecto esplendoroso. Os frutos são doces e as flores são muito bonitas, mas sem perfume, em geral azuis, brancas e violetas. Algumas vezes, as árvores podem esconder as flores. Todos os vegetais semelhantes à coroa, tais como a babosa. 

Principais: Anis, aloés, abacateiro, agrimônia, boldo, baicuru, carvalho, carqueja, cardamomo, camomila, cravo-da-índia, erva-doce, erva-cidreira, dente-de-leão, figueira, hissopo, jurubeba, jambolão, madressilva, mirra, noz-moscada, pitangueira, picão, pau-ferro, sálvia, sabugueiro, samambaia.  

Vênus - representa o sentido estético, as artes, os sentimentos, a afetividade, a graça, o amor, os relacionamentos, beleza, equilíbrio, voluptuosidade, afeição. Símbolo tradicional do feminino e rege também sobre o sacrifício e sacerdócio. São as folhas das plantas. Polaridade negativa. Seu metal é cobre e atua nos rins.  Suas ervas são afrodisíacas, com perfume quase sempre suave; produz sementes em abundância e se der frutos, são doces e com aroma agradável; são plantas pequenas, muito floridas, com flores alegres e belas (cor de rosa) e possuem muitas flores, mas sem frutos. Geralmente usadas em magia sexual – para filtros de amor.

Principais: Artemísia, alcaparra, alcaçuz, amora, aniz estrelado, algodoeiro, artemísia, aveia, arquiléia, bardana, baunilha,  bétula, camomila, cardamomo,  cerejeira, catinga de mulata, catuaba, cravo, cevada, damasco, ervilha, erva-da-vida, erva-de-bugre, framboesa, gerânio, goiaba, gengibre, groselha, hortelã, isis, jacinto, lilás, lírio,  mil-em-rama, malva, Maria-sem-vergonha, maçã, murta, maracujá, margarida, morango, narciso, orquídea, poejo, passiflora, rosa, sabugueiro, trigo, tulipa, tomilho, trigo, uva,  violeta, verbena. 

 

Saturno - significa senso de responsabilidade e autodisciplina, capacidade de concentração e de investigação, prudência, profundidade, provas e obstáculos. Restritivo e disciplinador são à base de nossa auto-realização. É a raiz da planta. Polaridade negativa. Seu metal é chumbo e atua no baço. Suas ervas são plantas melancólicas, tristes, sinistras, sombrias, pesadas e de caule duro; grandes e de forma rara. Produzem frutos sem flores de sabor amargo, acidulado e/ou acre. Se houver flores estas são, geralmente, sombrias, cinzentas ou negras. A reprodução é sem sementes, são resistentes e narcóticas e crescem lentamente. Usadas em cerimônias fúnebres.

Principais: Acônito, amor-perfeito, aroeira, avenca, acácia, acônito, amaranto, bardana, batatas e outros tubérculos. Bolsa de pastor, cavalinha, cáscara sagrada, cenoura, cipreste, cominho, confrei, cancorosa, espinheira santa, erva-mate, hortelã, hera, ipê-roxo, inhame, jabuticabeira, laranjeira, mandrágora, meimendro, melissa, papoula, patchouli, quaresmeira, romãzeira, salsa, salgueiro-chorão, verbasco.

 

Urano - representam à originalidade e as mudanças repentinas, a impessoalidade e a visão superior. Traz excentricidade e emotividade, impulsos criativos e genialidade, análise profunda e sabedoria, altruísmo e utopias. Representa intuição, idealismo, astrologia e superação. Analogia com o Sol e Mercúrio. Polaridade neutra. Rege o metal urânio e atua na coluna vertebral e circulação.

Principais: Alfazema, almiscar, abeto, tomilho, camomila, aniz estrelado, hortelã.

 

Netuno - é o sentido místico, a devoção. A imaterialidade e a dissolução das formas, a revelação, a mediunidade e o amor celeste. Trazem percepções e supraconciência, as drogas e os fenômenos psíquicos. Analogia com a Lua e Vênus. Polaridade negativa. Rege o metal alumínio e atua nos pés, sistema linfático e psique.

Principais: Almiscar, alfazema, cipreste, jasmim, lírio branco, madressilva, orquídea, pinho, rosa, violeta. 

 

Plutão - é a renovação e a regeneração, o descobrimento do Eu, o despertar das energias latentes, a transmutação, explosões, buscas internas, iniciação, yoga. Não é realmente um planeta, mas uma esfera de transição ou intermediária entre satélite e planeta. Analogia com Mercúrio e Marte. Polaridade positiva. Rege o metal platina e atua nos órgãos genitais, reto e nariz.

Principais: Aniz, alecrim, blugossa, erva-doce, noz-moscada.

 

 A natureza e seus quatro elementos e sua atuação nas plantas

Os quatro elementos terra, água, ar e fogo descrevem, do ponto de vista físico, os três principais estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) e um processo (fogo) do qual emana luz e calor. Modernamente sabemos da interconversão destes estados físicos mediado por trocas térmicas, portanto, do ponto de vista científico, a doutrina dos quatro elementos apresenta um modo de avaliar o mundo material. Porém, o seu potencial não se esgota aí, pois cada um destes elementos exerce um papel vital no modo de vida: na terra (no solo) acontece a germinação das sementes e a planta precisa também de água e luz para crescer. O ser humano não pode viver sem água e ar. O fogo, fornecendo luz e calor ao homem, é fundamental, para toda transformação tecnológica da humanidade. A Doutrina Esotérica define:dentro do simbolismo mágico os elementos são os componentes básicos de tudo o que existe. Esses quatro elementos – Terra, Ar, Fogo e Água – são ao mesmo tempo visíveis e invisíveis, físicos e espirituais. A partir desses elementos todas as coisas foram formadas, de acordo com o pensamento mágico. Todos os elementos têm certas características, mas talvez eles tenham um significado mais profundo desde que você explore seu sentimento relativo a eles.

Elemento Terra

Esse elemento e seus dinamizadores trabalham para que a humanidade tenha corpos perfeitos, e possam desenvolver suas atividades espirituais a nível cósmico. A ação qualificadora destes seres é representada por vulcões e terremotos. No nosso corpo, este elemento é representado pelos sais minerais. A Terra é o domínio da abundância, prosperidade e riqueza. É o mais físico dos elementos e isso não é negativo, pois é sobre a Terra que os três outros elementos se apóiam. Sem a Terra, a vida como conhecemos não existiria. Nas práticas de magia, a Terra "rege" todos os encantamentos e rituais que envolvam negócios, dinheiro, emprego, prosperidade em todas as suas formas, estabilidade, fertilidade e assim por diante. Um ritual desse elemento pode ser simplesmente enterrar um objeto representando sua necessidade em uma área de solo virgem, caminhar pelo campo visualizando sua necessidade, ou desenhar imagens no chão. A Terra é um elemento feminino. Ela sustenta, é úmida, fértil, o que a faz feminina. Esses atributos fizeram com que incontáveis civilizações vissem a Terra como a grande Deusa-Mãe, a sempre fértil Criadora da Natureza. A Terra rege o ponto cardeal Norte, pois esse é local da maior das escuridões e do inverno. Sua cor é o verde dos campos e das plantas. Afirma-se que cada arbusto, cada planta, cada flor tem o seu espírito da natureza, que freqüentemente usa o corpo físico da planta como sua habitação. Quando uma planta é cortada e morre, seu elementar morre junto com ela, mas enquanto existir o menor traço de vida nesta planta, ela mostrará a presença do elementar guardião. A Terra é nossa única morada. É dela que mitologicamente surgimos e é em seu solo úmido que sepultamos nossos mortos. De sua superfície colhemos verdejantes vegetais e plantas curativas. Os animais pastam sobre ela, e em seu interior jazem riquezas de ouro e prata, pedras preciosas e óleo. O Elemental responsável pelo Reino Vegetal é o Gnomo e o Elemental responsável pelas flores são as Fadas.As plantas da Terra corresponde ao olfato, perfume suave, sabor açucarado, cor amarela, forma ondulada e volume pequeno

Elemento Água

Este elemento e os seres que fazem parte dele estão relacionados ao nosso corpo emocional, tendo a função de depurá-lo. O elemento água rege o ponto cardeal Oeste e simboliza a capacidade emocional, indicando o quanto uma pessoa considera os seus sentimentos, emoções, sensibilidade, intuição e sensações ao agir. Relacionado à esfera das emoções, o elemento Água reflete o universo incompreensível, mutante, mesclado, de imagens distorcidas, criaturas imaginárias, locais inacessíveis, beleza e mistério, outras dimensões além da realidade física. No plano físico, são grandes agentes de purificação da atmosfera e principalmente na agricultura. Sua ação qualificadora é demonstrada em enchentes, maremotos etc. No corpo humano, o elemento líquido representa 70% do seu volume.

 A água é o símbolo da purificação em qualquer cerimônia e ritual, pois é a ponte que nos conecta com a espiritualidade, defende o nosso corpo das energias nocivas e harmoniza as energias da nossa casa. Pode ser usada tanto para purificar, como também para energizar, proteger e benzer. Enfim, é ela que leva embora o que não tem mais serventia para nós. A água é fonte de vida e meio que facilita a relação do ser humano consigo mesmo e com Deus. Na visão mitológica, a água, da qual o oceano é sem dúvida o maior símbolo, traz consigo as sementes da vida, os segredos e os fermentos de suas múltiplas formas.  A água é usada desde o inicio da vida em vários momentos: batizados, rituais, cerimônias, no sustento do corpo, simpatias, onde se utiliza desde água dos rios, do mar, cachoeira, enfim, em procedimentos cirúrgicos, purificação, agradecimentos, limpezas, etc, está presente em todas as fazes da vida a toda hora e muitas vezes esta sendo usada de forma incorreta.

A água deve ser usada sempre que houver um desequilíbrio energético. Não é preciso nenhum ritual mágico para limpar o corpo e a alma ou até mesmo para afastar a desarmonia dos ambientes. Um ritual é um conjunto de atitudes e atos que praticamos, com significados energéticos específicos, para impressionar nossa mente e fazê-la se comunicar com a mente universal através dos símbolos empregados. Precisamos dos rituais porque ainda estamos treinando nossa mente para atingirmos a mente universal. As plantas da água corresponde ao gosto, sabor ácido, cor esverdeada, forma trepadeiras, caule pequeno e flores grandes, volume alto.

Água fria

A água fria excita fortemente a sensibilidade periférica, e a excitação experimentada é levada, por via centrípeta, até os centros corticais, produzindo diversos reflexos, dos quais para nós os mais interessantes ocorrem na periferia, nos vasos superficiais e nos órgãos subjacentes, na pele. O sistema nervoso sensitivo, excitado na totalidade das suas ramificações periféricas, é estimulado e melhorado nas suas funções, produzindo, no individuo, uma sensação de bem-estar, e a pessoa se sente reanimada, alegre e disposta para o trabalho. O sistema nervoso recobra o seu tom. Por isso se pode dizer que a água fria é um tônico para o sistema nervoso. A aplicação de água fria ao corpo ao mesmo tempo tônica e sedativa, regulariza as funções nervosas e é indicada na luxação. Quando a água fria toca a pele, os vasos periféricos se contraem, o coração retarda momentaneamente suas batidas e a pressão arterial aumenta. Ao cabo de alguns segundos, graças ao relaxamento dos vasos periféricos, a pele se toma mais corada.

Água quente

A água quente produz como a água fria, a excitação da sensibilidade periférica e determina quase igual série de reflexos. A principal diferença é que a água fria é mais tônica e sedativa que a água quente. Igualmente, a aplicação demasiadamente longa desta última é deprimente.

Trabalhando com a água temos: As Ondinas ou Ninfas, que são entidades do amor, que vivem nas águas do mar, lagos, lagoas, rios e cachoeiras, semelhantes às graciosas mocinhas de cabelos longos. Comandam toda a fauna aquática e podem encaixar (incorporar) na forma de sereias, dragões, serpentes marinhas, gaivotas, etc. Altura aproximada de 30 cm.

Elemento Fogo 

Esse elemento, e todos os seres que habitam o mesmo, representam a maior força possível, uma vez que é a expressão do próprio Fogo Sagrado de onde provêm as várias chamas atuantes nos universos. A ação qualificadora deste elemento provém das atividades vulcânicas e grandes queimadas. No corpo humano, esse elemento funciona através da temperatura, expressões emotivas e psíquicas. O Fogo rege o ponto cardeal Sul e seu Elemental é a Salamandra.O Fogo corresponde à forma, perfume penetrante, sabor picante, cor vermelha, forma retorcida, volume médio

 Elemento Ar

Esse elemento e seus dinamizadores são de extrema importância, para a manutenção da vida no plano físico. Sem o Ar, o ser humano não pode sobreviver. A atividade benéfica dos Seres do Ar é sentida na brisa, no impulso dos barcos, navios e aviões. Atividade qualificadora: furacões, ciclones e tempestades. No corpo do homem o ar está na respiração, no alento divino. O ar rege o ponto cardeal Leste e seu Elemental é Silfo.As plantas do ar corresponde ao tato, perfume desagradável, sabor azedo, cor azulada, forma delgada, volume muito alto.

A Quintessência corresponde ao ouvido (espírito).

 

Reino Vegetal

Anatomia Física

 A anatomia vegetal é um ramo da botânica que se dedica a estudar a forma como as células, ostecidos e órgãos das plantas se organizam. Na anatomia vegetal podemos verificar a complexidade destes seres tão importantes. As plantas são seres vivos e por isso sua divisão em partes só tem função de estudo. Mesmo porque qualquer divisão do corpo vegetal é arbitrária. Mesmo a mais simples estudada nas escolas primárias (raiz, caule, folhas, flores e frutos) não pode ser realizada inteiramente porque é impossível dizer onde acaba o caule e começa a raíz, por exemplo. As divisões servem para estudar as partes, mas sempre com o objetivo de compreender o todo. As plantas são organismos imóveis que usam a energia Solar para realizar a Fotossíntese e assim obter energia de moleculas inorgânicas. A parede celular é rígida de celulose. Os grupos que se enquadram neste reino são: musgos, ornamentais, flores, coníferas, arbórea, medicinais, aromáticas

 Anatomia oculta

Todo o universo é uma grande magia e o reino vegetal é inteiramente animado de uma virtude mágica.  Visto pelo lado espiritual o reino vegetal possui através da constituição oculta dos vegetais as virtudes da medicina Hermética, aquela que cura o corpo e cura o espírito. O reino vegetal é muito importante para a manutenção e equilíbrio dos seres vivos. Através de processos variados, os vegetais retiram o Prana da natureza, seja através do Sol, da Lua, dos planetas, da terra, da água, etc. São, portanto grandes reservas de éter vital e através dos tempos, o ser humano, descobriu estas propriedades. Usamos os vegetais, desde a alimentação até a magia, sempre transformando a energia vital, através de processos e rituais. A Energia da Natureza é complexa e misteriosa, temos que ter muita consciência de como usá-las para que sejamos contempladas com as energias que são invocadas quando maceramos as ervas. Vivemos em um em um universo onde, querendo ou não, todos os seres e coisas são interdependentes. Logo, as plantas, que são um dos principais elementos da "magia naturalista" apresentam correspondência com o Cosmos através de seu Corpo Etérico composto de 'substancialidade' supra sensível. Por isso elas têm vida e todas as suas manifestações: cuja influência é exercida na nossa realidade, através dos raios planetários que compõem o nosso Sistema Solar. As plantas, no nosso contexto, trazem o Prâna, que é potencializado pelas energias dos planetas afins. Tanto para os banhos aqui mencionados, de eliminação ou descarga e os demais, as ervas têm de ser frescas e recém colhidas. E, para os correspondentes banhos as ervas têm de ser colhidas em seu horário planetário diurno, pois, no horário noturno há a influência da luz polarizada através da Lua, dissociando do objetivo aqui proposto e na quinzena positiva (nova ou crescente), pois na quinzena negativa (cheia e minguante), o Prâna a ser utilizado encontra-se nas raízes.  

 

Preparação dos Banhos com Plantas

Nos banhos comágua e plantas devemos seguir orientações:

- Ao colhermos as ervas deveremos saudar o Elemental da Terra – Os Gnomos e quando juntarmos a água o Elemental das águas – As Ondinas

 - As plantas, vista pelo lado místico se dividem em três grupos primordiais, a saber:

Positivas – São ervas que, quando usadas, só positivam, não podendo ser intrinsecamente usadas para outro tipo de trabalho. (A erva é sempre positiva quando colhida nos dois primeiros dias da lunação crescente ou cheia).

Neutras - São todas as ervas que servem para, no plano físico ou espiritual neutralizar o efeito de outras ervas, o efeito de doenças, assim como o efeito de vibrações negativas e/ou positivas (a planta torna-se neutra quando colhida nos 3o, 4o e5o dias da lunaçãona fase nova, esta fase lunar, caracteriza-se pela “ausência” da lua, é a primeira fase da quinzena positiva, pois o éter vital concentra-se na parte superior do vegetal, isto é, nas folhas, frutos, flores e caules superiores. Assim, é uma das fases propícias para a colheita de elementos vegetais).

As Negativas - São plantas usadas explicitamente para imantações negativas (negativa quando colhida nos 6o e 7o dias da lunação na fase minguante. Nesta fase lunar, o prana concentra-se na raiz, vitalizando-a, permitindo que ela extraia os nutrientes necessários do solo).

- Alguns especialistas, em banhos sugerem a água mineral. Penso de maneira diferente, pois nos quesitos ser potável e estar livre de contaminação, não há diferença entre água engarrafada de origem comprovada e encanada devidamente tratada. O que difere é que a mineral já sai potável da fonte, enquanto a do abastecimento público é captada nos rios e mananciais e tratada com produtos químicos para poder ser consumida.   

- Para os banhos, triturar as ervas sobre uma tigela de louça branca limpa e despejar três litros de água fervente. Deixar essa imersão por 10m para depois usar. Alguns dizem que a água quente não é eficiente para um banho, mas esquecem que o elemento Fogo, também faz parte dos rituais místicos. A água quando aquecida “agita” a mistura, liberando o prana das plantas.

- Quando estiver na temperatura adequada, após o banho de higienização, despeje o preparado do pescoço para baixo. O banho não deve ser jogado brutalmente pelo corpo e sim suavemente, com o pensamento voltado para coisas boas e sentimentos nobres, com respiração pausada e a mente tranqüila. Não se deve também deixar que outras pessoas coloquem a mão no seu banho, ou seja, que preparem para você. A cada ato no preparo, ele vai ganhando vibrações e energias, que a pessoa pode direcionar de forma positiva para o objetivo quer almeja. Todos os banhos devem ser tomados do pescoço pra baixo. A cabeça pertence a uma determinada Entidade Vibracional e deve ser respeitada Aguarde dois ou três minutos para que haja a precipitação das energias e se enxugue, sem esfregar a toalha no corpo.

- Embora todo o corpo seja banhado, a parte da frente do corpo é que devemos dar maior atenção, já que estão as “portas” dos chacras, além da parte frontal possuir uma maior polaridade positiva, que tem propriedades elétricas de atrair as energias negativas e que são eliminadas com o banho, recebendo carga positiva e aceleradora.

- Após o banho, é importante saber desfazer-se dos restos das ervas. Após juntar as ervas que ficaram sobre o corpo e as que ficaram no chão colocando tudo em um saco plástico e despachando o que é biodegradável, em água corrente. Em banhos de sorte, dinheiro, prosperidade, energização e saúde os resíduos não devem ser entregues na rua e sim enterrados em algum lugar da casa onde tenha terra, ou mesmo em um vaso de flores, simbolizando as energias positivas guardadas. Os resíduos dos banhos da Lua Minguante devem ser descarregados no lixo. 

 Plantas - Flores, Frutos e suas propriedades.

 001.Abacaxi – (Ananas comosus L.) - Planeta: Júpiter Elemento: Fogo - Parte usada: fruta em banhos revitalizantes e purificantes.

002. Abacate – (Persea Americana) – Planeta: Júpiter – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos de amor, paixão, bloqueador de energias negativas, equilibra as emoções, fortalece as energias mentais.

003. Abeto (Abies cephalonica) - Planeta: Marte - Elemento: Terra - Parte usada – brotos e resina em banho energético e estimulante para o cansaço mental, agindo diretamente no sistema nervoso e revigorando o físico.

004. Abricó (Couroupita guianensis Aubl) – Planeta: Júpiter – Elemento: Fogo - Parte usada – flor em banho para pessoas lentas que apresentam dificuldades em desempenhar seus afazeres diários. Para os que se sentem desconectados, não conseguindo acompanhar o ritmo do grupo de convivência, na classe no trabalho ou na família. Devolve a capacidade de planejar. Traz a conexão com o propósito. Quando tudo que vai fazer é extremamente difícil. Para a desorganização mental, dificuldade de compreender e de concretizar. Recupera o ritmo e o prazer nos afazeres diários

005. Acácia – (Acacia spp.) - Planeta: Marte - Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos de proteção contra pesadelos e harmonizadora do sono. Traz estabilidade, reduz a insatisfação e a irritabilidade. Atua no Sistema Nervoso Central.

006. Açafrão (Crocus sativus) - Planeta: Sol - Elemento: Fogo - Parte usada: flores em banhos e rituais de prosperidade e cura. Equilibra as emoções, traz equilíbrio e a serenidade, liberando as angustias e incertezas. Desenvolve a clarividência, força de vontade, a capacidade de liderança, o equilíbrio mental e conquistas.

007. Aguapé (Eichornia crassipes) – Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: folhas – em banhos de limpeza, pois purifica a aura e afugenta energias nocivas de espíritos que já desencarnaram.

008. Agrimônia (Agrimonia eupatoria) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Terra - Parte usada: folhas em banho para limpeza e proteção. É usada para equilibrar o sono para aqueles que possuem insônia constante.

009. Alamanda – (Alamanda cathartica) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: flor em banhos para liberar todos os tipos de trauma, principalmente os infantis. A infância é a fase na vida que requer muito cuidado atenção e carinho. Mas muitos que estão na guarda de uma criança fazem ou permitem que ocorram episódios traumáticos na vida de uma criança. Trabalha sentimentos de rejeição, experiências passadas de abuso, violência.

010. Alcaçuz – (Glycyrrhiza glabra L) - Planeta Mercúrio Elemento: Terra - Parte usada: folhas em banhos energéticos principalmente para as pessoas que possuem o hábito de queixas constantes de “dor aqui, dor ali”.

011. Alecrim (Rosmarinus officinalis) - Planeta: Plutão – Elemento: Água - Parte usada: folhas em banhos de proteção, para ajudar nos estudos. Lavar as mãos com uma infusão de alecrim substitui um banho de purificação. Beba um chá de alecrim antes de fazer um exame ou uma entrevista para ter a mente alerta. Vitalidade física, boa fluidez energética que traz aquecimento e equilíbrio na circulação. Clareza mental, concentração, facilidade para lidar com o momento presente. Tranqüilidade, segurança, calma, alegria e proteção.

012. Alfavaca (Ocimum basilicum) – Planeta: Lua – Elemento: - Água - Parte usada: folhas - Alfavaca é também chamada de manjericão, simboliza o amor, o passaporte para o paraíso. É oferecido como prova de fidelidade à pessoa amada. Simboliza a prosperidade e todas as poções afrodisíacas, tem como um dos ingredientes o manjericão.

013. Alfazema (Lavandula angustifólia) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Terra - Parte usada: folhas - A tranquilidade e a pureza são inerentes à fragância de alfazema. Perfume fresco e limpo era o aditivo de banho preferido dos gregos e romanos. Significa universalmente pureza, castidade, longevidade, felicidade. Dormir sobre ramos de lavanda abranda a depressão. Paciência e perseverança para saber e aceitar que cada coisa tem seu tempo certo. Sentido de ligação com seu Eu Superior que orienta nos trazendo a paz e a sabedoria interior. Fé para concretização da nossa missão no seu devido tempo, proteção e intuição. Atrai amor, proteção, conhecimento e sabedoria. Aumenta a virilidade e a resistência

014. Algodoeiro (Gossypium herbaceum L)  - Planeta: Lua – Elemento: Terra - Parte usada: folhas -  em banhos para a Impotência sexual masculina e frigidez feminina. Atua diretamente no sistema nervoso.

015. Alho (Allium sativum) - Planeta: Marte - Elemento: Fogo - Parte usada: cascas em banhos de proteção. Pode ser pendurado em casa para proteger. Também utilizado para fazer exorcismos e banhos para afastar larvras nocivas.

016.Amêndoas (Prunus amygdalus (doce) Amygdalus communis (amarga) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas,como calmante e incentivador da sabedoria.

017. Ameixa – (Flacourtia jargomas Steu)  Planeta: Sol – Elemento: Fogo - Parte  usada folhas ou frutos  em banhos para despertar a sensualidade.

018. Almiscar - feito da secreção de uma glândula do animal quadrúpede veado (Cervus elaphus). Hoje em dia, somente é usado o sintético. - Parte usada: o pó ou o perfume em banhos para afastar negatividade, principalmente o que chamamos de inveja e olho grande. Atrai amor, boa sorte e sucesso. Aumenta à sensualidade, a virilidade, a força, a resistência, o desejo, o poder de liderança.

019. Amor-perfeito (Viola tricolor L) Planeta: Lua – Elemento: Água – Parte usada: flores em banhos para fortalecer a mente, ordenar pensamentos e a busca das realizações.

020. Aneto (Anethum graveolens) – Planeta Mercúrio – Elemento: Terra - Parte usada: as folhas em banhos  relacionados com os sentimentos, principalmente os de amor, paixão, união, harmonia.

021. Anêmona dos bosques (Anemone trifolia) – Planeta: Sol – Elemento – Fogo – Parte usada: flores em banhos para fortalecimento da saúde física e espiritual.

022. Agrião-do-Pará (Nasturtium officinalis) – Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: folhas em banhos de purificação, harmonização espiritual, fortalece a fé, induz a aceitação do Karma.

023. Angélica (Angélica archanegelica) - Planeta: Lua 

Elemento: Água - Parte usada: flor como tônico, estimulante, ajudando a fortalecer o sistema imune. A raiz guardada em um saquinho de tecido azul funciona como um poderoso talismã protetor, tanto para a pessoa como para a residência. 

024. Alface - (Láctica cativa L) – Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: folha em banho para trazer a tranquilidade e a calma.

025. Anis (Pimpinela anisum) - Planeta: Vênus - Elemento: Terra - Parte usada: folhas em banhos de proteção. Um travesseiro feito com folhas secas de anis resulta em um sono tranqüilo e sem pesadelos. É considerado um ótimo protetor contra olho gordo.Traz o amor, boa sorte, dinheiro, ganhos, purificação, adivinhação, proteção física e psíquica. Remove influências negativas.

026. Aniz estrelado - (Anisum Stellatum-Lineu) – Planeta: Júpiter – Elemento: Fogo - Parte usada: sementes - Usado para aumentar a auto-estima, afasta as larvras negativas do olho grande, ira, inveja. Equilibra o sistema nervoso. É calmante, refrescante e renovador de energias.

027. Anileira (Indigofera Lineu) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas - Usada em banhos onde a pessoa está com sérias dificuldades e necessita de um forte descarrego e limpeza.

028. Antúrio – (Anthurium) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: flor - usado em banho para tudo que se refere ao amor, paixão, volúpia.

029. Aquilégia – (Rosa spp) – Planeta: Vênus – Elemento: Ar - Parte usada: flor em banhos de limpeza e proteção áurica. Facilidade de aceitação e adaptação dos processos. Integração e equilíbrio energético. Bastante indicado para terapeutas e para pessoas que lidam com todo o tipo de radiações ambientais.

030. Araça-de-coroa (Psidium araçá Raddi) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Ar - Parte usada: folhas em banhos de limpeza ou descarrego e de purificação.

031. Aroeira (Equinus Molle Lineu) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos de descarrego, sacudimentos e limpezas.

032. Artemísia – (Artemisia absinthium) - Planeta: Sol Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos para atrair e fortalecer a felicidade conjugal.

033. Arruda (Ruta graveolens / família Rutáceas) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas – em banho para combater todos os tipos de mau-olhado. Sempre foi uma erva associada à proteção contra bruxas, espantando o quebrante. Limpeza de aura. Reequilíbrio e proteção para os corpos físico e psíquico. Proteção. Vontade forte.

034. Avelã (Corylus spp.) - Planeta: Mercúrio – Elemento: Terra - Parte usada: folhas em banhos da sorte.

035. Avelós (Euphorbia tirucalli L.) - Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: galhos em banhos de descarrego e limpeza dos fluídos negativos produzidos por agentes externos.

036. Avenca (Adiantum radianum) – Planeta – Lua – Elemento – Água - Parte usada: folhas em banhos de proteção, guarnecimento e purificação.

037. Azaléia (Rhedodendrom) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Terra - Parte usada: flor em banho para fortalecer a sabedoria através da inteligência e da persistência.

038. Azevinho (Ilex aquifolium) - Planeta: Marte – Elemento - Terra - Parte usada: folhas em banhos de limpeza física e espiritual, destruindo as larvras negativas.

039. Babosa (Aloe Vera L ou Aloe sucotrina L.) Planeta: Sol – Elemento – Fogo - Parte usada: folha em banhos de proteção individual, pois promove a transferência da energia usada excessivamente no "pensar", principalmente aqueles que não conseguem fazê-lo, mesmo conscientes de que precisam, devolvendo a energia excessiva aos sistemas físicos de eliminação.

040. Bálsamo de Gilead (Populus candicans) - Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: folha em banhos de amor e proteção, para curar mágoas e tristezas. Trabalha exclusivamente nas emoções represadas pela falta de expressão, que endurecem o Ser. Libera essa energia retida de forma suave, contatando o elemento água.

041. Bálsamo Rosa – (Myroxilum balsamum) – Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: folha em banhos para acalmar o sistema nervoso e, geral para uma boa produção no estudo, elevação de vibrações e poderes psíquicos.

042. Balsâmica (Peltodon radicans) – Planeta: Vênus – Elemento: Ar - Parte usada: as folhas em banhos para quem é infeliz no amor e necessita de paciência para o esquecimento.

043. Bambu – (Bambusa vulgari) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas - em banhos para a realização de desejos a para afastar larvras obcessoras.

044. Barbatimão (Strynodendron barbatimao Mart) – Planeta: Júpiter – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos onde haja necessidade de limpeza e purificação.

045. Bardana (Arctium lappa)- Planeta – Saturno – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos de saúde e proteção, limpeza de larvras negativas e de obcessores.

046. Basílico (Ocimum basilicum) - Planeta: Marte 

Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em rituais de riqueza e prosperidade. Pode ser carregada no bolso para atrair dinheiro. Há tempos atrás se acreditava que a mulher acabaria com a infidelidade conjugal salpicando basílico no corpo dele.

047. Baunilha (Vanilla aromatica ou Vanilla planifolia) - Planeta: Júpiter - Elemento: Fogo - Parte usada: folha em banhos de amor, união, harmonia, paz.

048. Beladona – (Atropa belladonna L) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos relaxantes. Tem atuação direta nos Sistema Nervoso.

049. Benjoim (Styrax benzoin) - Planeta: Sol   Elemento: Fogo – Parte usada: folhas ou sementes em banhos de purificação, para negócios e em banhos para atrair sucesso profissional. Atrai amor, paz, harmonia, proteção, tranquilidade, sabedoria e inspiração. Bom para exorcismo e quebra de feitiços.

050. Bergamota (Lamiaceae) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: folhas em banhos para desenvolver a força interior, despertado os potenciais de riqueza e sucesso.

051. Bico de Papagaio – (Euphorbia pulcherrima Willd) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: flores em banhos de limpeza e abertura de caminhos com a finalidade financeira.

052. Boldo (Peumus boldus Mol.) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos de limpeza e proteção.

053. Botão de Ouro (Bufo brachyurus) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo - Parte usada: flores em banhos quando a pessoa passa por uma fase de instabilidade emocional.

054. Brinco-de-Princesa – (Fuschia spp) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos fortes de descarrego e limpeza.

055. Bromélia (Vriesia imperialis) - Planeta: Vênus – Elemento - Terra - Parte usada: folhas em banhos de proteção e guarnecimento.

056. Cacau (Theobroma cacao L) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte Usada: folhas, energéticos e afrodisíacos, liberando prazer e felicidade.

057. Cactus – (Pilosocereus azureus) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas sem espinhos em banhos para dar coragem de viver relacionamentos sem medo de perdas e sofrimento. Capacidade de manifestar os sentimentos sem magoar e nem ofender. Otimismo, facilidade de comunicação, fé na providência divina.

058. Cardo Santo (Cnicus benedictus) – Planeta: Saturno -  Elemento: Ar – Parte usada: folhas em banhos energéticos para saúde, física e emocional. Traz o equilíbrio das emoções.

059. Cajueiro – (Anacardium orcidentale) Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos para a limpeza e abertura de caminhos financeiros.

060. Calêndula (Calendula officinalis L) – Planeta: Sol Elemento: Fogo - Parte usada: Flores em banhos de rejuvenescimento. Seus poderes também são invocados em sonhos premonitórios. Uma guirlanda de calêndula na porta de entrada da casa espanta qualquer energia negativa.

061. Camélia branca (Anacardium orcidentale ) – Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: flores - em banhos para purificação, harmonização de sentimentos, polimento da gratidão.

062. Camelia vermelha – (Camellia Japonica) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: flores em banhos  de amor, paixão, união.

063. Camomila (Anthemis noblis) - Planeta: Sol - Elemento: Água - Parte usada: flores em banhos e em rituais de prosperidades. Estimula o sono. Pode ser muito útil quando você precisar fazer um ritual e estiver sentindo raiva ou agonia. Lavar o rosto e as mãos com camomila atrai amor. Calma e serenidade. Alivia as emoções que atormentam a vida da alma. Sono tranqüilo. Aceitação e harmonização. Crianças tranqüilas, calmas e mais sociáveis. Equilíbrio emocional, humor estável. Relacionamentos que fluem sem tensões e expectativas. Capacidade de servir com leveza e alegria. Ascensão espiritual.

064. Campânula (Campanulamedium L.) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: flores em banhos para fortificar a esperança.

065. Cânfora -Cinnamomun comphora (L.)  - Planeta: Lua – Elemento Água  - Parte usada: folhas em banhos contra a negatividade do pensamento, concede maior liberação e aproxima casos amorosos abalados. Especial para limpeza. Libera e termina situações e envolvimentos indesejados. Traz sucesso e crescimento psíquico.

066. Canela (Cinnamonum zeylanicum) - Planeta: Sol 

Elemento: Fogo - Parte usada: cascas em banhos para cura, clarividência, vibrações espirituais. Conhecida como um poderoso afrodisíaco. Usado em feitiços de prosperidade. Muito usada também em feitiços de amor. 

067. Capim-limão (Lemongrass) – Planeta: Vênus – Elemento: Ar - Parte usada: folhas em banhos para a proteção espiritual, o reforço da fé e a atração de todos os espíritos protetores.

068. Cardamomo (Alpinia zerumbet) – Planeta: Júpiter – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos para atrair amor, paixão, boa sorte, felicidade, sucesso e ganhos. Aumenta a fertilidade e ajuda atingirem objetivos.

069. Carqueja – (Baccharis trimera) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte Usada: folhas Usadas em banhos de arrependimento, perdão, entendimento, aceitação e para vencer os inimigos. Forte depuradora de emoções envelhecidas, por teimosia em manter "verdades" internas, essa flor limpa esses meridianos, criando condições de aceitação a novo valores e sentimentos.

070. Carvalho (Quercus Alba) - Planeta: Sol - Elemento: Fogo - Parte Usada: folhas - Árvore sagrada em muitas culturas. Queimar folhas de carvalho purifica. A madeira é usada para fazer bastões de todos os tipos. O banho do fruto de carvalho pode ser usado para fertilidade, preservar a juventude, evitar doenças. O homem pode usar o fruto de carvalho para aumentar seu poder sexual.

071. Castanheira (Bertholletia excelsa) – Planeta: Sol – Elemento: Terra - Parte Usada: folhas – em banhos para limpeza dos bloqueios a níveis profundos, conexão entre os diversos planos. Ligação harmoniosa entre o espírito e a razão. Ligação com o Eu Superior; aberto para o novo, empenho e aceitação de mudanças.

072. Cáscara Sagrada - (Rhamnus Purshiana) – Elemento: Marte – Planeta: Fogo - Parte Usada: folhas. É usada em banhos para a prosperidade, dinheiro, proteção, abertura de caminho, questões judiciais, afastar inimigo.

073. Catinga-de-Mulata –(Tanacetum vulgare L) – Planeta: Marte – Elemento – Fogo - Parte usada: folhas – em banhos de limpeza e descarrego, conservando o bom fluxo do prana (energia vital da alma), nos chakras (canais de fluxo energético entre a aura e o corpo físico).

074. Cebola (Allium cepa) - Planeta: Marte - Elemento: Fogo Topo - Parte usada: cascas – em banhos para proteção e cura medicinal, sacudimento individual e domiciliar, afastando a negatividade.

075. Cavalinha(Esquisetum hyemale)- Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: folhas – em banhos para fertilidade, negócios, prosperidade, usado em descarregos em escritórios, lojas, qualquer local comercial.

076. Cedro - (Cedrela fissilis) – Planeta – Sol – Elemento – Terra Parte usada: casca - Em banhos para desenvolver sentimentos de sucesso e honradez, alivia as tensões nervosas, traz a sorte e proteção em negócios, resultando em realizações de objetivos.

077. Chicória (Cichorium intybus) - Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: folhas – em para banhos de amor,  desenvolvendo a capacidade de amar sem exigir nada em troca. Respeito à liberdade e à individualidade dos outros. Altruísmo. Desapego e capacidade de partilhar, sem controlar ou dirigir.

078. Celidônia – (Chelidonium majus) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo - Parte usada: Flores em banhos para trazer alegrias, paz, tranquilidade, energias.

079. Cenouras Silvestres(Capsicum annuum L.) – Planeta: Saturno – Elemento: Terra - Parte Usada: Flores em banhos para atrair o sorriso, a alegria.

080. Centaura (Bachelor’s button) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: folhas em banho para fortalecer a espiritualidade e a fé.

081. Clematite (beleza espiritual) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: flores em banhos para trazer alegria, paz, prosperidade.

082. Cipestre (Cupressus spp.) - Planeta: Saturno –  Elemento: Terra - Parte usada: folhas em banhos para  ganhos financeiros, como energizante de ambientes. Ativa a mente para soluções conscientes de ganhos.

083. Cipó-São-João – (Pyrostegia venusta) – Planeta: Júpiter – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos para fortalecer a fé, força interior. Certeza de nossa conexão com o Eu Superior que nos fortalece, protege e nos conduz sempre para o melhor sentido de evolução, mobiliza nossa força interior para transmutar energias ou situações negativas em positivas. Vigor físico ou psíquico.

084. Citronela – (Cymbopogon winterianus) – Planeta: lua – Elemento: Água - Parte usada: folhas em banhos para desenvolver a criatividade, a segurança interior, incentivar a buscar caminhos para alcançar os objetivos.

085. Côco (cocos nucifera L) – Planeta: Sol – Elemento: Terra - Parte usada: fruto em banhos que estimulam o bem estar, refresca e energiza todo o corpo físico, age no sistema nervoso central.

086. Coentro (Coriandrum sativum) - Planeta: Marte 

Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos para o amor, conhecimentos dos nossos próprios limites e limitações, sabermos que o ser é uma partícula de um ser total e infinitamente maior. Integração ao meio em que se vive. Ancoramento. Responsabilidade quanto à sua colaboração no sentido da evolução planetária. Consciência social, ecológica e espiritual como parte integrante da humanidade.

087. Cominho (Carum carvi) - Planeta: Mercúrio 

Elemento: Ar - Parte usada: sementes em banhos de amor para atrair a pessoa amada. Produz um odor agradável que deixa marca registrada em quem o sua.

088. Comigo-ninguém-pode - (Dieffenbachia picta Schott.) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: sementes em banhos de defesa quando a pessoa sente-se ameaçada por intrigas e possui inimigos perigosos.

089. Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica Spreng) - Planeta: Lua – Elemento: Água – Parte usada: flor em banhos afrodisíacos.

090. Cravo - (Dianthus caryophyllus) - Planeta: Sol 

Elemento: Fogo - Parte Usada: flores em banhos para quem está ameaçado individualmente ou judicialmente. Afasta os inimigos do caminho. Atrai amor, paz de espírito. Repelem forças negativas e quebram feitiços. Desenvolve a clarividência.

091. Cravo-da-Índia - (Syzygium aromaticum) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Ar - Parte usada: sementes em banhos de purificação para despertar força, espiritualidade, sensualidade e atração.

092. Crisântemo(hrysanthemum margherita) – Planeta: Vênus – Elemento: Ar - Parte usada: flores para solucionar problemas de ordem sentimental. Acalma as relações tumultuadas, atrai sentimentos e harmoniza as decisões.É a flor do recomeço no amor. Demonstra que a pessoa está pronta para viver uma nova paixão.

093. Crisântemo Vermelho – (Chrysanthemum) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo – Parte usada: flores – em banhos de atração, amor, paixão.

094. Crisântemo Amarelo – (Chrysanthemum) – Planeta: Vênus – Elemento - Parte usada: flores em banhos para fortalecimento do amor, da união.

095. Dália Vermelha (Dahlia spp) – Planeta: Marte. – Elemento: Fogo - Parte usada: flores - em banhos de harmonização e energização. Paixão e fé na vida. Alegria. Senso de humor. Despertando e desabrochando para o lado mais alegre e otimista da vida. Energia positiva.

096. Dália branca (Dahlia spp) - Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: flores em banhos para fortalecer a paz, a harmonia nas uniões conjugais.

097. Dália Matizada (Dahlia spp) - Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: Flores em banhos revitalizantes de uniões fracassadas.

098. Dália rosada - (Dahlia spp) - Vênus – Elemento: Terra - Parte Usada: Flores  em banhos para dar polimentos em pessoas que agem de forma indelicada com os semelhantes.

099. Dália Roxa (Dahlia spp) - Planeta: Vênus – Elemento: Fogo - Parte usada: flores em banhos para liberar as pessoas da autopiedade.

100. Dália Amarela - (Dahlia spp) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo - Parte usada: Flores em banhos para harmonização familiar, conjugues e filhos.

101. Dama-da-noite (Cestrum nocturnum) - Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: Flores em banhos com finalidade amorosa. Também ativa as forças do inconsciente, excelente para trabalhos terapêuticos e psíquicos.

102. Dente-de-Leão – (Borago officinallis) – Planeta – Sol – Elemento: Terra - Parte usada: Flores – em banhos para descontração e serenidade interior para contatar seu Eu Superior. Atividade física e mental plenas de harmonia e equilíbrio. Relaxamento, tranqüilidade, dinamismo e vitalidade sem excessos e sem desgastes físicos ou mentais. Compreensão e sabedoria para aceitar que cada coisa tem seu tempo e sua hora.

103. Dill - (Anethum graveolens) - Planeta: Mercúrio 

Elemento: Fogo - Parte usada: Folhas em  banhos de amor. Pendurado em quarto de crianças para protegê-las. Em tempos antigos o dill era usado para se proteger contra bruxarias. 

104. Dormideira (Papaver somniferum L) – Planeta: Vênus – Elemento: Ar - Parte Usada: Folhas em banhos como calmante, tranqüilizante, equilibrando o sistema neurovegetativo.

105. Erva Cidreira (Melissa Oficinalis) – Planeta: Vênus – Elemento: Ar - Parte Usada: Folhas em banhos para a felicidade, progresso, estabilidade, tranquilidade, harmonia.

106. Erva-Moura (Borago officinallis) - Planeta Saturno – Elemento: Terra - Parte Usada: Folhas em banhos e purificação de pessoas com distúrbios emocionais, que estão com os chacras desalinhados.

107. Erva-Santa – (Prunella vulgaris) – Planeta: Júpiter – Elemento: Terra - Parte Usada: Folhas em banhos para limpar o ambiente e pessoas das energias negativas e restaura uma barreira de proteção ao nosso redor criando um ambiente de paz e amor.

108. Estoraque(Myroxilon balsamun L.) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Ar - Parte usada: folhas em banhos onde há necessidade de meditação e a busca da paz interior. Restaura o equilíbrio dos chacras.Obter forças, ganhos, sucesso, riquezas, liderança, purificação. Bom para quebra de feitiços, limpeza.

109. Estragão (Artemísia dracunculus L) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Sol - Parte Usada: folhas usadas em banhos para quem está em pleno esgotamento mental. Atua diretamente no sistema nervoso e equilibra os chacras.

110. Espada de São Jorge (Thevetia Peruviana Schum) -0 Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: folha em banho de proteção, ajuda a vencer obstáculos, incentiva à caminhada, à luta em busca das realizações, promove a autoestima. 

111. Espinheiro (Crataegus oxyacantha) – Planeta: Marte Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos para proteção, felicidade no casamento, energia e dinamismo e reflexão.

112. Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos para as pessoasque confundem emoções e sentimentos e, diante de situações sentimentais, agem com a emoção, desequilibrando-se, pois trazem para si o problema alheio. Acalma as emoções.

113. Espirradeira – (Nerium Oleander Lineu) – Planeta: Júpiter – Elemento: Terra - Parte usada: flores em banhos de purificação, fortalecimento da fé.

114. Estigmas de Milho (Zea Mays) - Planeta: Sol – Elemento: Terra - Parte Usada: cabelo nos banhos para a paz, prosperidade, paz, felicidade e longevidade.

115. Eucalipto – (Eucalyptus globulus) – Planeta: Júpiter – Elemento: Sol - Parte usada: Folhas em banhos de limpeza ou descarrego de energias nefastas, equilibrando o sistema nervoso central. É tônico, calmante e energizante.

116. Eucalipto Cidra (Calistemun Citrinus) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo - Parte usada: Folhas em banhos revitalizantes, refrescantes. Atua diretamente nos centros energéticos.

117. Eucalipto limão (Eucaliptus Citri-Odora – Hook) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos de limpeza, sacudimentos e descarrego.

118. Erva Doce (Foeniculum vulgare) - Planeta: Vênus - Elemento: Terra - Parte Usada: Folhas em banhos para trazer amor, confiança, coragem e fertilidade. Proteção física e psíquica. Aumenta a resistência e a força.

119. Erva-de-Passarinho (Struthanthus polyrhizus var. Polyrhizus) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Ar - Parte usada: Folhas em banhos para a saúde física e mental.

120. Erva-de-Santa-Luzia (Euphorbia brasiliensis) – Planeta: Vênus – Elemento: Ar - Parte usada: flores em banhos de descarrego, limpeza e abertura de caminho.

121. Erva-de-São-João (Hypericum perforatum) - Planeta: Júpiter – Elemento: Terra - Parte usada: folhas em banhos de limpeza e de purificação. Fortifica a fé.

122. Ervilha de Angola – (Pisum sativum) - Planeta: Vênus – Elemento: Ar - Parte usada: as pontas (mesmo se tiver flores) em banhos de purificação. Fortifica a fé e elimina dúvidas.

123. Framboesa (Rubus idaeus) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte Usada: Frutos em banhos afrodisíacos.

124. Flor de Maio: (Tibouchina mutabilis) - Planeta: Mercúrio – Elemento:  Ar - Parte Usada: Flor – em banhos para energia, disposição, vitalidade, ânimo, coragem para enfrentar as dificuldades diárias, amor à vida, esperança, fé e amor incondicional.

125. Flor do Campo – (Sibthorpia peregrina) – Planeta: Sol – Elemento: Terra - Parte usada: Flores em banhos que desperta diretamente a parte do intelecto, revigorando a memória e a autoconfiança.

126. Flor-de-lis (Sprekelia formoso-Amarilidácea) Planeta – Vênus  Elemento: Terra - Parte usada: Flores em banhos  para pessoas nervosas e para trazer poder, material e espiritual. Age no sistema nervoso central.

127. Freixo (Fraxinus angustifólia) - Planeta: Sol - Elemento: Água - Parte usada: Folhas em banhos para atrair fortuna e prosperidade.

128. Folha da Fortuna (Bryophillum calcinum) - Planeta: Saturno – Elemento: terra - Parte Usada: Folhas em banhos de limpeza ou descarrego, nos banhos da saúde, prosperidade, abertura de caminho, atração de dinheiro.

129. Fumo (Nicotiana tabacum Família: Solanáceas) Planeta: Saturno – Elemento: Terra - Parte usada: Folhas, para limpeza e proteção, descarrego de energias contrária aos objetivos traçados bem como afastamento de acompanhamentos espirituais nocivos.

130. Galbano (Ferula galbaniflua Boiss) – Planeta: Sol – Elemento: Terra - Parte Usada: flores em banhos como calmante, usado em banhos para pessoas em estado de irritação, e tensão nervosa.

131. Gengibre (Zingiber officinalis) – Planeta: Saturno Elemento: Terra -  Parte usada flores ou raiz em banhos para atrair dinheiro e sucesso, proporcionando segurança e estabilidade e afastando a inveja e olho grosso.

132. Gergelim (Sesamum indicum L.) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo - Parte usada: sementes em banhos para segurança financeira e poder, abertura de caminhos, estabilidade na profissão.

133. Gérbera (gerbera jamesonii) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: Flor em banhos de amor, paixão, união.

134. Gerânio – (Pelargonium) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: flores em banhos para ajudar na autodeterminação. Desintoxicação e desinfecção mental, física e espiritual. Sexualidade harmoniosa. Energia e vitalidade. Limpeza do corpo astral e desbloqueios emocionais.

135. Gerânio escarlate (Pelargonium) – Planeta: Vênus Elemento: Terra - Parte usada: Flores em banhos para pessoas que tiveram perdas e necessitam de consolo.

136. Gerânio da folha prateada (Pelargonium) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra – Parte usada: flores em banhos para energizar as pessoas que vivem somente de recordações.

137. Gerânio rosa (Pelargonium) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra – Parte usada: flores – em banhos de amor, paz, união.

138. Gerânio silvestre (Pelargonium)  Planeta: Vênus –Elemento: Terra - Parte usada: flores em banhos para pessoas que necessitam dedicar-se à espiritualidade.

139. Gervão – (Stevia rebaudiana Bertoni) – Planeta – Saturno – Elemento: Água - Parte usada: folhas em banhos para  incentivar a auto-análise desta forma equilibrando seus Chacras e ao mesmo tempo limpando a aura espiritualidade.

140. Giesta (Genista tinctoria) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte Usada: Flores em banhos para aquelas pessoas que perderam a esperança de solucionar seus problemas.

141. Goiabeira – (Psidium guajava) – Planeta: Sol – Elemento: Terra - Parte usada: Folhas em banhos de energização, purificação. Tem por objetivo a elevação espiritual e fortalecer a fé.

142. Gardênia (Gardenia spp.) - Planeta: Lua 

Elemento: Água - Parte Usada: flores – em banhos para atrair amor, equilibra os sentimentos, afasta mágoa e a tristeza.

143. Girassol (Helianthus annus) - Planeta: Sol Topo 

Elemento: Fogo - Parte Usada: sementes em banhos diversos, pois o Girassol traz bênçãos do Sol em qualquer jardim no qual ele cresce, atrai a prosperidade. Equilíbrio, espiritualização do Ego. Personalidade forte e marcante, mas harmoniosa e equilibrada. Autoestima, autoridade positiva, força, liderança, processo de cura. Resolução dos conflitos ligados à imagem paterna ou masculina e a figura de autoridades. Expressão harmoniosa da natureza espiritual. Criatividade no realizar um trabalho. Calor e compaixão amorosa.

144. Glicínia (Wisteria sinensis) – Planeta: Lua Elemento: Água - Parte Usada: flores – em banhos para limpeza e descarrego.  Promove a harmonia, realça a beleza física, equilibra as emoções.

145. Graviola (Anona muricato L) - Planeta: Mercúrio – Elemento: Ar - Parte Usada: fruta em banhos de purificação, proteção e guarnecimento.

146. Guiné (Petiveria tetranda gomez.  Petiveria alliacea) – Planeta: Saturno – Elemento: Terra - Parte Usada: folhas. A guiné funciona como uma espécie de "antena" que capta as más vibrações, que serão então neutralizadas pelo poder desinfetante da arruda. Seu banho é purificador e afasta as negatividades que, acumuladas, criam estados de tensão em todo o corpo. Ativa o elemento fogo para dissipá-las, agindo como um antigripal da aura humana.

147. Guaco Cheiroso (Hypericum perforatum) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Ar - Parte Usada: folhas em banhos de descarrego, limpeza, energização. Esta planta é popularmente conhecida como coração-de-Jesus.

148. Hamamelis – (Hamamellis virginiana L.) – Planeta Lua – Elemento: Água - Parte Usada: Folhas em banhos para meditação, atuando no desenvolvimento interior e na compreensão, afastam as aflições da alma.

149. Hera (Hedera spp.) - Planeta: Saturno - Elemento: Água - Parte Usada: folhas em banhos para equilibrar finanças, sorte e poder e para tudo que necessita de crescimento e estabilidade. Guarda e protege a casa, de quem possui essa planta. Inspira sentimentos de paz e harmonia, equilíbrio, não agita nem relaxa demais.

150. Helicônia (Heliconia psittacorum) – Planeta: Sol – Elemento – Fogo – Parte usada – flores – em banhos eleva à energia vital do ser, dando proteção à aura que envolve o corpo físico. Muitas vezes, deixamo-nos envolver por energia negativa e perdemos, temporariamente, a energia vital que precisamos para viver e sentimos fracos e sem proteção. Dê grande ajuda para seres que inconscientemente, deixam sua energia ser sugada por outros seres. Eleva a proteção angelical e vibracional, recuperando a força perdida, e o poder pessoal.

151.Hibisco-do-Chile (Hibiscus syriacus) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra -  Parte usada: flores – em banhos de paz, união, amor.

152. Hibisco branco –(Hibiscus rosa-sinensis) – Planeta: Vênus – Elemento: Ar - Parte usada: flores em banhos trabalham as dores do passado, enraizadas dentro do íntimo de cada ser. Resgata a fé dos incrédulos. É de grande ajuda em qualquer problema de pele. Resgata todo e qualquer vício (drogas e álcool) e dá suporte no tratamento de desintoxicação de vícios. Para os que perderam a integridades. Ajuda no desapego material e pessoal.

153. Hipericão Kneipp (Guttiferae Hypericaceae) – Planeta: Sol – Elemento: Terra – Parte usada: flores e folhas em banhos para a saúde, pois é uma erva muito poderosa. Também é usada para o amor, proteção, força, felicidade.

154. Hissopo – (Hyssopus officinalis) – Planeta: Mercúrio Elemento: Ar - Parte Usada: flores - em banhos energéticos, calmantes e revitalizantes.

155. Hortelã (Mentha piperata) - Planeta: Vênus - Elemento: Ar - Parte usada: folhas em banhos para as pessoas que se priva de liberar suas emoções por conceitos do tipo: "não sei se fica bem...", "o que os outros vão pensar...", "esta atitude não cabe a uma pessoa do meu nível..." etc. Essa flor libera o que ficou retido de forma descontraída.

156. Hortênsia - (Hydrangea macrophylla) – Planeta: Vênus Elemento: Ar - Parte usada: flores ou folhas Tranqüilidade. Serenidade. Sentimento de união e proteção. Intensifica o desejo de trabalho em conjunto e de pertencer ao grupo. Transmuta o medo em segurança. Desejo de proteger ou trabalhar em prol de uma vida melhor.

157. Incenso – (Pittosporum undulatum Vent.) -Planeta: Sol - Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos de energização, harmonia, fortalecimento da fé, inspiração, encontro espiritual.

158. Inhame (Dioscorea dodecaneura) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas em banhos de limpeza, proteção, guarnecimento.

159. Iris lilás (Iris florentina ou Iris germanica) - Planeta: Lua - Elemento: Água - Parte Usada: Flores -  em banhos de amor, atração, harmonia, união e tudo que se refere à relacionamentos afetivos.

160. Íris Matizado (Iris florentina ou Iris germanica) – Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: flor em banhos de paz, proteção, harmonia.

161. Iris Amarelo (Iris florentina ou Iris germanica) - Planeta: Lua - Elemento: Água - Parte usada: flor - em banhos para fortalecimento do amor e da união.

162. Iris Azul (Iris florentina ou Iris germanica) – Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: flor em banhos para pessoas que não acreditam em si, afastando-se de todos os tipos de relacionamentos.

163. Iris Branco (Iris florentina ou Iris germanica) - Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: flor em banhos para desenvolver a força e a esperança.

164. Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotricha) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo - Parte usada: flor em banhos para ativar a fé, estabilidade e otimismo. Autoconfiança na capacidade de enfrentar dificuldades.

165 – Ipoméia (Pyrostegia venusta) – Planeta: Sol – Elemento: Terra - Parte usada: folhas e flor em banhos para o despertar para a vida. Equilíbrio do sistema imunológico, da alimentação e do sono e do sistema energético e da vitalidade.  Conscientização dos padrões rígidos. Força e coragem para sair dos antigos vícios. Estar alerta com todos os sentidos. Comportamento ordenado. Construtividade e capacidade de ação. Serenidade.

166. Jaborandi – (Pilocarpus microphyllus Stapf) - Planeta: Saturno – Elemento: Terra - Parte usada: folhas em banhos para os movimentos de grandes mudanças externas em nossas vidas, que exigem coragem para enfrentá-las sem nos afastarmos de nosso eixo pessoal, físico e espiritual. Atua com grande poder no interior, principalmente para aqueles que se desvalorizam e perdem a vontade própria diante de perdas e sentimentos, ficando presos aos sentimentos do passado, desequilibrando o presente.

167. Jabuticabeira (Myrcia cauliflora Berg) – Mercúrio – Elemento: Ar - Parte usada: folhas - em banhos de limpeza e descarrego, os banhos devem ser tomados pelo menos quinzenalmente.

168. Jacinto Azul (Eichornia crassipes) – Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: flores. Em banhos para pessoas que vivem desarmonizadas.

169. Jacinto Branco (Eichornia crassipes) – Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: flores em banhos para conservar a juventude, a beleza e também é afrodisíaco.

170. Jambo (Eugenia sp) – Planeta: Marte Elemento: Fogo - Parte usada: frutos em banhos de proteção, guarnição, purificação.

171. Jasmim (Jasminum officinale) - Planeta: Júpiter - Elemento: Terra - Parte usada: flores - em banhos de amor universal, para fortalecer a pureza e a espiritualidade. Simboliza o sentimento em relação às pessoas que tanto se ama.

172. Jasmim Azul (Jasminum nitidum) – Planeta: Vênus – Elemento: Água - Parte usada: flores - em banhos de paz, tranquilidade, harmonia e união.

173. Jasmim Amarelo (Jasminum mesnyi) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: flores em banho são usadas para desfazer a inibição, solta a imaginação e deixa a pessoa num estado de alegria.

174. Jasmim da Arábia (Jasminum mesnyi) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: flores em banhos para elevar a ternura. Num certo sentido, o poder do jasmim só pode ser experimentado por completo por quem se ama de verdade.

175. Jasmim Real (Jasminum Osmanthus fragran) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: flores em banhos para liberar toda a energia sexual tanto do homem quanto da mulher. É o melhor estimulante do chakra sexual. É considerada afrodisíaca há séculos.

176. Jenipapo (Genipa americana L.) - Planeta: Sol  Elemento: Fogo - Parte usada: Fruto - em banhos afrodisíacos para ambos os sexos.

177. Junípero (Juniperus communis) - Planeta: Sol 

Elemento: Fogo - Parte usada: Flores – em banhos para atrair o amor e a sorte. Essa planta protege a casa contra roubo.

178. Junquilho (Fuchsia hybrida) - Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: Flores – em banhos para despertar o desejo sexual.

179. Jurema-branca (Mimosa verrucosa) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Ar - Parte usada: Folhas em banhos fortes de descarrego, limpeza e proteção.

180. Lágrima-de-Nossa-Senhora (Coix lacrima-jobi L) - Planeta: Lua – Elemento: Água - Parte usada: flores ou sementes em banhos de limpeza, de descarrego e proteção.

181. Laranja (Citrus sinesis) - Planeta: Sol - Elemento: Água - Parte usada: folhas e cascas - em banhos de amor e fertilidade. É um símbolo tradicionalmente chinês de sorte e prosperidade.

182. Levante – (Mentha sylvestris) – Planeta - Mercúrio – Elemento: Terra - Parte usada: Folhas – em banhos de clareza mental. Concentração. Elevação dos padrõesenergéticos. Disposição e vitalidade. Leveza.

183. Limão – (Citrus Limon) - Planeta: Júpiter – Elemento: Terra - Parte Usada: folhas em banhos onde requer a serenidade, tranquilidade, harmonização interior.

184. Lima-da-Pérsia – (Citrus limon L) – Planeta: Júpiter – Elemento: Fogo - Parte-usada: folhas em banhos para atrair a alegria de viver, aconchego, paz, receptividade para o amor incondicional, harmonia, leveza emocional. Estimulante, tônico, animador.

185. Lavanda (Lavendula Vera ou Lavendula officinale) - Planeta: Mercúrio - Elemento: Ar - Parte usada: flores em banhos para purificação. Usado também em banhos para curar, e para atrair homem. O perfume da Lavanda induz ao sono. Excelente para dar claridade e coerência em trabalhos mágicos e concentrar a visualização.

186. Losna – ("Artemisia absinthium L.") – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: folhas – em banhos para descarrego, abertura de caminho, limpeza e estabilidade.

187. Lilás (Thymus Vulgaris) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: Flores - em banhos para conservar a  castidade, inocência.

188. Lilás silvestre (Buddleia davidi, Loganiaceae) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - Parte usada: flores - em banhos para despertar a humildade.

189. Lírio amarelo (Alyssum serpyllifolium subsp) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo - Parte usada: flores em banhos para afastar pessoas falsas do caminho.

190. Lírio Azul (Alyssum serpyllifolium subsp) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: flores em banhos para revigorar a beleza física

191. Lírio silvestre – (Edychium flavescens) – Planeta: Júpiter – Elemento: Fogo - Parte usada: flores em banhos para atrair felicidade.

192. Lírio vermelho (Alyssum serpyllifolium subsp) – Planeta: Marte – Elemento: Ar - Parte usada: flores em banhos para desenvolver a esperança nos seres que estão desesperados. 

193. Lírio do Brejo – (Hedychium coronarium Koehne) - Planeta: Lua  Elemento: Água - Parte usada: flores -  em banhos de amor, harmonia e para conservar a pureza.

194. Louro (Lauris noblis) - Planeta: Sol - Elemento: Fogo - Parte usada: folhas – em banho para evitar as negatividades. Em rituais de proteção e purificação. Manter um pé de louro em casa protege todos os que moram nela de doenças.

195. Lótus (Nenúfar) – Planeta: Lua – Elemento: água – Parte usada: Flor  em banhos para atração , amor, união, sinceridade.

196. Maçã verde (Malus domestica) – Planeta: Júpiter – Elemento: Terra - Parte usada: fruta em banhos para reforçar a intimidade dos casais.

197. Maçã Vermelha (Malus domestica) – Planeta: Mercúrio - Elemento: Ar – Parte usada – fruto em banhos de amor, união, paixão. Também é afrodisíaca.

198. Madressilva (Lonicera japonica) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Ar - Parte usada – folhas e flores - em banhos para atrair felicidade, alegria, paz interior.

199. Malmequer (chrysanthemum coronarium) Planeta: Vênus – Elemento: Terra - Parte usada: flores - em banhos de tranquilidade para todos os tipos de relacionamentos.

200. Malva-Cheirosa (Malva sylvestris L) – Elemento: Sol – Elemento: Fogo – Parte usada – folhas - em banhos de limpeza, energização, proteção.

201. Mamoeiro – (C. papaya) – Planeta: Júpiter – Planeta: Terra – Parte usada: fruto em banhos para conexão com o Eu Superior, capacidade de resolver problemas. Facilidade para assimilar novos fatos, idéias e estudos. Calma. Clareza.

202. Mamona (Ricinus communis L.) – Planeta: Saturno Elemento: Terra – Parte usada: folhas em banhos com para descarrego e limpeza pessoal como de ambientes, com a finalidade de afastar larvas negativas, produzida por obsessões que causam doenças físicas.

203. Manacá do Jardim (Brunfelsia uniflora) – Planeta: Saturno – Elemento: Terra - Parte usada: folhas – Uso: banhos de limpeza e descarrego.

204. Manacá – (Tibouchina mutabilis, T. pulchra) – Planeta: Vênus – Elemento: Ar. – Parte usada: folhas em banhos para desenvolver um sentimento claro de plenitude, confiança na vida e no amor cósmico. Paz, amor incondicional, alegria, sentir-se amado e protegido, generosidade, prosperidade, abundância, desapego, confiança no fluxo da vida, maturidade. Aceitação de mudanças. Transmutação.

205. Mandarina clemenules mandarina (Citrus sinensis Osbeck) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Ar – Parte usada: frutos em banhos de purificação.

206. Mangabeira – (Hancornia speciosa) - Planeta: Marte – Elemento: Ar – Parte usada: folhas em banhos fortes e descarrego.

207. Manjerioba (Senna occidentalis) - Planeta: Vênus – Elemento: Terra – Parte usada: folha em banho forte é de descarrego, na limpeza pessoal e domiciliar e nos sacudimentos. 

208. Mangericão – (Ocimum Basilicum) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo - em banho para todos os assuntos de harmonia, protege a entrada de energia negativa. Organiza e disciplina as pessoas.

209. Marcela – (Achyrocline satureoides) – Planeta: Sol – Elemento - Fogo – Parte usada: Flores – em banhos para a conexão com o Eu Superior, capacidade de entrega e aceitação, maleabilidade, consciência de que o ego é apenas um instrumento e não um fim em si mesmo, abundância, plenitude e liberdade. Com vibrações muito sutis em nossa alma, essa flor pede a parada total de nosso Ser, pois o excesso de atividade ou de informação pode impedir a comunicação de energias suprafísicas.

210. Margarida (Bellis perennis L.) – Planeta: Lua – Elemento: Água Parte usada: flores em banhos para atrair fortuna, despertar desejos e se tornar sociável.

211. Maracujazeiro (Maracujá) – (Passiflora spp) – Planeta: Sol – Elemento: Terra – Parte usada flores, folhas e frutos – em banhos para fortalecer a espiritualidade. Calma, serenidade, proteção áurica. Transmutação de medos em forças interiores de segurança e fé. Sentindo-se protegido. Reforça, limpando e protegendo o corpo psíquico e emocional.

212. Mastique (Pistachia lentiscus) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo – Parte usada: folhas – em banhos para a claridade mental, purificação.

213. Mimosa (caesalpiniifolia Benth) - Planeta: Sol – Elemento: Terra – Parte usada: flores - em banho usado para a abertura dos chacras traz paz e alegria de viver.

214. Mirra (Burseraceae Perene) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo – Parte usada: flores – em banhos Traz boa sorte, riqueza, felicidade, prosperidade, sucesso, compreensão, proteção física e psíquica, purificação.

215. Morangueiro (Fragaria vesca) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Ar – Parte usada: frutos em banhos com a finalidade de amor e união, harmonização de brigas. Tranqüilizante e calmante.

216. Mandrágora (Mandragora officinarum) – Planeta: Mercurio – Elemento: Terra – Parte usada: flores, folhas em banhos  para proteção individual, do lar e para dar coragem.

217. Manjerona (Origanum majorana) – Planeta: Mercúrio - Elemento: Ar – Parte usada: folhas em banhos em banhos de amor. Coloque um pedaço da erva em todos os cômodos da casa para ter proteção.

218. Mel – O mel é o produto elaborado a partir do néctar das flores e de secreções de partes vivas das plantas, ou que ocorrem com elas, que depois de coletado pelas abelhas e misturado com substâncias específicas próprias, é manejado e transformado e depositado nos alvéolos da colméia para amadurecer. Traçadas essas linhas gerais, constatamos que o mel é um produto complexo cuja composição varia notadamente em conseqüência da florada original, das zonas geográficas e das condições climáticas. A diferença entre o mel depende da variedade e quantidade de plantas que florescem e produzem néctar no mesmo período. Se existe uma fonte principal de néctar, que predomina sobre as demais e confere ao mel suas características particulares, falamos então em mel mono floral. É usado em banhos calmantes, tranqüilizantes, energizantes, reflete diretamente no sistema nervoso.

219. Meimendro (Hyoscyamus niger) – Planeta: Saturno - Elemento: Água  -Parte usada: flor. CUIDADO SE INGERIR, POIS É VENENOSO. Usado em banhos para atrair o amor de uma mulher.

220. Mestrasto -(Ageratum conyzoides L.) Planeta: Lua – Elemento: Água – Parte usada: folhas em banhos para limpeza interior, trazendo à consciência a manifestação pura dos sentimentos, fortalecendo-os. Ideal para aqueles que, não confiando nos seus próprios sentimentos e perdem a oportunidade de contatar novos amigos e situações agradáveis.

221. Mimo-de-Vênus – (Hibiscus rosa-sinensis) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra – Parte usada: Flor em banhos de purificação. Muito usada na magia amorosa.

222. Miosótis (Ornithorhynchus anatinus) – Planeta Vênus – Elemento: Terra – Parte usada: flores em banhos para serenar as recordações que causam tristeza.  

223. Mil-Folhas (Myriophillum aquaticum) – Planeta: Sol – Elemento: Terra - Parte usada: folhas, para banhos de exorcismo, amor, proteção, descarrego de forças negativas. Afasta também os maus pensamentos.

224. Milho – (Zea mays L) Planeta: Sol – Elemento: Fogo – Parte Usada: Cabelo de milho, usado para concentração, alinhamento harmônico entre o corpo e o espírito. Equilíbrio, clareza e consciência. Estar centrado em si mesmo e no momento atual.

225.  Mostarda – (Brassica nigra L) – Planeta: Sol – Elemento (Fogo). – Parte Usada: Folhas. Seu uso nos banhos traz a estabilidade da alma, aceitação, coragem, processo de cura, remissão e reconciliação com partes de seu subconsciente que está preso ao passado, transformação.

226. Mulungu (Erythrina speciosa) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo – Parte usada: folhas em banhos de descarrego e sacudimentos, limpando a aura negativa, trazendo incentivo e energias novas.

227. Murta (Myrica cerifera) – Planeta: Vênus – Elemento: Água  - Parte usada: folhas  em banhos de amor, sorte, juventude, prosperidade, harmonia, proteção.

228. Musgo-da-pedreira – (Eurhynchium riparioides) – Planeta: Júpiter – Elemento: Fogo – Parte usada: folhas em banhos de descarrego e limpeza, destruindo energias negativas e inimigas.

229. Musgo do Carvalho (Arbutus unedo) – Planeta: Júpiter – Elemento: Terra – Parte usada: musgo em banhos para longevidade e saúde.

230. Musgo marinho – (Vesicularia dubyana) – Planeta: Lua – Elemento: Água – Parte Usada: Musgo - É usada em banhos de limpeza física a da aura. Restabelece a alegria, a fé e a purificação.

231. Nardo (Servum.) – Planeta: Lua – Elemento: Ar – Parte usada: Flores em banhos relaxantes, harmonizador do centro nervoso vegetativo, energia dos chacras.

232. Narciso (Amaryllidaceae) – Planeta: Lua – Elemento: Água – Parte usada: flor em banhos para cura das fortes emoções, sorte, felicidade, serenidade, perseverança de alcançar objetivo. Usado também como afrodisíaco

233. Noz (Juglans regia) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo – Parte usada: fruto em banhos  para promover a fertilidade e fortalecer os sentimentos.

234. Noz-moscada (Myristica fragrans) - Planeta: Júpiter - Elemento: Ar – Parte usada: fruto em banhos para reforçar a clarividência, segurança e harmonia espiritual.Atrai amor, dinheiro, boa sorte, proteção, fertilidade, desenvolvimento de poderes mentais e ótimos sonhos.

235. Olíbano (Boswellia carterii) - Planeta: Sol 

Elemento: Fogo – Parte usada: resina em banhos para ajudar em meditações e proteção. Fortalece a fé mostrando o caminho da verdade. Traz boa sorte, sucesso, sabedoria, clarividência, inspirações, transformações e purificação. Útil em magia, quebra de feitiços e exorcismo.

236. Oliva (Olea europaea) – Planeta: Sol – Elemento: Terra – Parte usada: folhas em banhos de paz e prosperidade, saúde física e espiritual. Fortalece a espiritualidade.

237. Onze horas (Lampranths spp.) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra – Parte usada: flores em banhos de harmonia, afinidades, abertura das emoções, alegrias.

238. Orégano (Origanum vulgare) Planeta: Vênus – Elemento: Ar – Parte usada – flores e folhas em banhos relaxantes, energizantes. Tranqüiliza o sono e fortifica os objetivos almejados. Abertura espiritual com paz, sabedoria e profunda transformação de si mesmo. Flexibilidade.

239. Ópio (Canabis sativa) – Planeta: mercúrio – Elemento: Ar – Parte usada: flores e folhas em banhos que favorecem a determinação, elevação das vibrações, estudo e psíquico, alucinógeno. Atrai a sensualidade.Atrai amor, ganhos, paz e fortuna. Desenvolve clarividência, harmonia, fertilidade e força de vontade.

240. Palmarosa (Cymbopogon martinii) - Planeta: Lua – Elemento: Água – Parte usada: em banhos para florescer a criatividade mental, é calmante e energético.

241. Papoula (Papaver somniferum) Planeta: Sol – Elemento: Fogo – Parte usada: flores em banhos com a finalidade de saúde, energia, defesa psíquica e afrosidíaco.

242.  Pata-de-vaca – (Bauhinia forficata) – Planeta: Lua – Elemento: Água – Parte usada: folhas em banhos de limpeza. Sentindo-se nutrido e amado, fazendo parte da grande família terrestre, conectado ao Eu Superior. Tranqüilidade afetiva e emocional, alegria interior. Abertura para o novo. Quebra de antigos padrões.

243. Patchouli (Pogostemon cablin ou Pogostemon patchouli) - Planeta: Sol - Elemento: Terra – Parte usada: flores em banhos de assuntos relacionados com o amor por ser afrodisíaca.

244. Peônia (Paeonia officinalis) - Planeta: Vênus – Elemento: terra – Parte usada: flores em banhos para suavizar pensamentos e atitudes para quem guarda mágoas e rancores.

245. Pessegueiro – (Prunus persica.) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo – Parte usada: frutos em banhos para equilíbrio emocional, persistência para terminar projetos, confiança e responsabilidade pela própria saúde.

246. Picão branco (Galinsoga parviflora) – Planeta: Lua – Elemento: Água – Parte usada: flores ou folhas em banhos para aqueles que, em processo de autoconhecimento, tendem facilmente a criar atitudes internas de autopunição e cobrança, gerando esmorecimento e ansiedade. Galinsoga parvifloraGalinsoga parviflora

247. Pimenta (Capsicum spp.) - Planeta: Marte - Elemento: Fogo – Parte usada: folhas em banhos de limpeza e proteção afasta o olho grande e a inveja, destrói a força dos inimigos.

248. Pinho (Araucaria angustifólia) – Planeta: Júpiter – Elemento: Terra – Parte usada: casca em banhos para vencer desafios espirituais.     

249. Pinhão Branco (Jatropha curcas L) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo – Parte usada: folhas - em banhos fortes para limpeza e descarrego, tem o poder de destruir obstáculos do caminho.

250. Pinhão Coral (Jatropha curcas) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo – Parte usada: folhas em banhos de limpeza e defesa física e espiritual. É altamente resolutiva.

251. Pinhão Roxo (Jatropha curcas L) – Planeta: Marte – Elemento – Fogo – Parte usada: folhas - em banhos de limpeza, sacudimento e rituais de purificação.

252. Pitangueira – (Eugenia pitang) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Terra – Parte usada: folhas em banhos de amor. Abertura e canalização de energias positivas. Paz e proteção. Energia e vitalidade. Abre os canais para manifestação da abundância e prosperidade. Realinhamento áurico.

253. Poejo (Mentha pulegium, Pulegium vulgare) Planeta: Vênus - Elemento: Ar – Parte usada – em banhos para a paz, proteção, saúde e alegria. Limpeza áurica, leveza, proteção psíquica. Capacidade de colocar limites saudáveis e energia para entender e comunicar seus sentimentos.

254. Primavera branca - (Limnocharis flava) – Planeta Vênus – Elemento: Ar – Parte usada: em banhos para trazer a  serenidade mental. Tranqüilidade para enfrentar coisas ou adversidades com calma e quietude interior. Ajuda a tranqüilizar os sentimentos de pesar e tristeza. Auto-reflexão, inspiração e criatividade.

255.  Primavera vermelha (Limnocharis flava) – Planeta Vênus – Elemento: Fogo – Parte usada: flores em banhos de energia, disposição e abertura emocional.

256. Quaresmeira – (Tibouchina granulosa,) – Planeta: Vênus – Elemento: Ar – Parte usada: flores em banhos para ligação harmoniosa entre o ego e a alma. Autoconhecimento, auto-aceitação, auto-perdão, renascimento, transmutação e prosperidade. Isenção de sentimentos quanto à própria evolução. Coragem para enfrentar os medos e as sombras com confiança na nossa luz e beleza interiores.

257. Quebra – Pedra – (Phyllanthus niruri) - Planeta: Lua – Elemento: Água-Parte usada: folhas em banho para flexibilidade física, mental e emocional. Perseverança saudável. Perdoando a si próprio e aos outros. Liberação dos sentimentos, coragem para enfrentar as situações de medo e ressentimento. Aceitação, amadurecimento e abertura para realizações, na medida em que quebra padrões negativos que estejam cristalizados.

258. Quixabeira (Bumelia sartorum Mart) – Saturno – Elemento: Terra – Parte usada: folhas em banhos de descarrego e limpeza para a destruição de espíritos obcessores.

259. Romãzeira (romã) – (Punica granatum) – Planeta: Júpiter – Elemento: Fogo – Parte usada – frutos ou folhas em banhos para união, amor, paixão, atração.

260. Rosa cor-de-rosa (Rosa spp.) - Planeta: Vênus - Elemento: Água – Parte usada: pétalas em banhos para fortalecer os sonhos adivinhatórios, para um bom sono, atrair amor e curar. Capacidade de deixar fluir com maturidade o lado feminino, a intuição e a amorosidade. Tranqüilidade para lidar com o poder interior e facilidade para realizar-se no plano material, se abrindo para a abundância e encarando o crescimento pessoal com responsabilidade. Facilita a conexão com a chama trina e com a divindade interior. Desenvolve sentimento de amor-próprio, humildade e passividade. Ajuda a reconhecer os erros que cometemos contra nós mesmos e a perdoar os fatos negativos da vida.

261. Rosa Branca – (Rosa Alba L.) – Planeta: Lua – Elemento: Terra – Parte usada: pétalas em banhos para a serenidade, paz, confiança, calma perante os acontecimentos da vida, certeza e fé inabaláveis. Afrodisíaco e limpeza energética. Facilita a paz interior e ajuda a entrar em conexão e contemplação com o eu superior.

262. Rosa Vermelha – (Rosa spp) – Elemento: Vênus – Elemento: Ar - Parte usada: pétalas em banhos referentes ao amor, união, paixão.Para as pessoas que perderam a paixão pela vida. Ajuda a desenvolver a sensualidade, desperta a libido, atrai pequenas aventuras prazerosas.

263. Sabugueiro (Sambucus canadensis) - Planeta: Vênus - Elemento: Ar – Parte usada: flor em banhos de limpeza, de descarrego e de sacudimentos, energéticos.

264. Saião - (Kalanchoe Brasilienses) – Planeta: Mercurio – Elemento: Ar – Parte usada: folhas em banho para que a pessoa adquira confiança em si mesmo, na vida e no universo. Proteção e nutrição. Conexão com o Eu-Interior, segurança no plano divino e energia para enfrentar os desafios. Prosperidade, descontração, conforto e segurança. Acalma o plexo solar.

265. Salgueiro (Salis Alba) - Planeta: Lua - Elemento: Terra – Parte usada: folhas em banhos de limpeza e cura física e emocional. É tranqüilizante, energizante.

266. Salsa (Carum petroselinum) - Planeta: Mercúrio 

Elemento: Ar - Parte usada: folhas em banhos após atos funerários, para afastar distúrbios emocionais.

267. Sálvia (Salvia officinalis) - Planeta: Júpiter 

Elemento: Terra – parte usada: folhas em banhos de cura, prosperidade, longevidade e saúde. Fé, confiança, aceitação, auto-estima, desapego, libertação e sabedoria, maturidade. Espiritualidade ampla e elevada. Bastante indicado para a terceira idade quando o Eu precisa aprender a fazer uma revisão das suas experiências de vida e dela colherem sabedoria.

268. Samambaia (Pteridium Aquilium) - Planeta: Saturno - Elemento: Terra – Parte usada: folhas em banhos para proteção da saúde, atraem alegria e afasta negatividade. 

269. Sândalo (Santalum album) - Planeta: Lua 

Elemento: Ar – Parte usada: folhas em banhos para purificar, exaltar a espiritualidade, curar e proteger. Usado também como afrodisíaco.

270. Sangue de Dragão (Daemonorops draco) - Planeta: Marte - Elemento: Fogo  - Parte usada: folhas  em banhos de amor e proteção, purificação, fortalecimento da fé.

271. São Gonçalinho – (cassiaria sylvestris) Planeta: Marte – Elemento: Fogo – Parte usada: Folhas em banhos de limpeza e purificação da aura espiritual. O poder desta erva é tão intenso que basta ter pendurado em lugar visível em nossa casa que estaremos resguardados de vibrações negativas, deve ser substituída. 

272. Serralha – (Sonchus oleraceus L) – Planeta: Jupiter – Elemento: Terra – Parte usada: folhas em banhos para aqueles que, diante de decepções, frustrações e desilusões, desequilibram-se facilmente, emocional e sentimentalmente. Revitaliza a auto-estima.

273. Sete - Sangrias (Cuphea balsamona C) - Planeta: Mercúrio – Elemento: Ar – Parte usada: folhas em banhos para quem tem dúvidas no caminho a seguir e dificuldade em alcançar seus objetivos.

274. Strelitzia - (Pyrrhula murina) - Planeta: Mercúrio Elemento: Ar – Parte usada flores em banhos para recuperar a energia vital, dinamismo e criatividade. Sexualidade saudável. Conexão com o Eu Superior. Percepção e intuição para lidar com o cotidiano. Espiritualidade. Progresso e prosperidade. Foco e clareza nos objetivos, tendo tranqüilidade e perseverança para conquistar todas as suas metas no tempo adequado. Trabalha o 2º e o 6º chakras.

275. Sumaré (Cyrtopodium Punctatum) - Planeta: saturno – Elemento: Terra - Parte usada: toda planta em banhos para saúde física em caso de tumores, chagas, feridas, externas.

276. Tabóia (Arum Sculentus Sprengel) – Planeta: Júpiter – Elemento: Terra – Parte usada: folhas em banhos de saúde e limpeza de larvras negativas.

277. Tanchagem – (Alyssum serpylliflaneta): Sol – Elemento Fogo – Parte usada: folhas em banhos de coragem, sabedoria para enfrentar os processos da vida. Aceitação do novo. Conexão com o Eu-Interior, espiritualidade. Força e coragem para lidar com a própria sombra. Flexibilidade, liberação, libertação e franqueza.

278. Taquaraçu (Phyllotachys Aure Skell) – Planeta: Mercúrio – Elemento: Ar – Parte usada – folhas em banhos de limpeza e descarga de larvras astrais

279. Trigo – (Triticum aestivum) – Planeta: Sol – Elemento: Terra – Parte usada: pendões em banhos de prosperidade, fertilidade, sorte e dinheiro, estabilidade no emprego. Quebra demanda e pragas rogadas por inimigos

280. Tília (Tilia europaea) - Planeta: Júpiter – Elemento: Fogo – Parte usada – folhas e flores em banhos para fortalecer o amor conjugal, a paixão, a união, o equilíbrio e a longevidade.  

281. Tomilho (Thymus vulgaris L) Planeta: Sol – Elemento: Fogo – Parte usada: Flores em banhos relaxantes, estimulantes.

282. Trevo (Trifolium spp.) - Planeta: Mercurio – Elemento: Ar – Parte usada: folhas em banhos para doenças, boa sorte, atrair fortuna.

283. Trombeteira (Datura suaveolens L) – Planeta: Saturno – Elemento; Terra - Parte usada: flores em banhos de limpeza e descarrego para pessoas com problemas de saúde ligados às feridas, chagas, etc. Também é considerado um banho de purificação. Esta Erva não pode ser misturada com outras.

284. Tulipa (Spathodea campanulata) – Planeta: Vênus – Ellemento: Terra – Parte usada: Flor em banhos de amor amarela sem esperança, paixão escondida.

285. Tulipa vermelha (Eugenia uniflora L.,) – Planeta: Sol – Elemento: Fogo – Parte usada: flores em banhos de coragem para viver uma grande paixão e despertar a sensualidade.    

286. Tulipa Rosa – (Eugenia uniflora L.,) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra – Parte usada: flores em banhos de harmonia, cordialidade, paz.

287. Unha-de-Vaca – (Bauhinia Forticata) – Planeta: Lua – Elemento – Água – Parte usada: folhas em banhos de descarrego, limpeza, abertura de caminhos.

288. Urtiga branca (Urtica dioica) - Planeta: Marte - Elemento: Fogo – Parte usada: Folhas em banhos de proteção espiritual e material, estabilidade, limpeza de larvras negativas.

289. Urtiga Vermelha (Lamium album) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo – Parte usada: Folhas em banhos de descarrego. Limpeza e defesa. Esta planta socada e reduzida a pó, produz um pó benfazejo.

290 - Urtiga Roxa (Urtica dioica) – Planeta: Saturno: Elemento: Terra – parte usada: folhas – em banhos para adquirir paz, alegria, prosperidade e purificação.

291. Urtiga – Mamão (Cnidosculus Pruriginosus) – Planeta: Saturno – Elemneto: Terra – Parte usada: Folhas em banhos de descarrego e limpeza de saúde.

292. Uva (Vitis labrusca) – Planeta: Júpiter – Elemento: Fogo - folhas em banhos para prosperidade, fertilidade, sorte, atrair dinheiro.

293. Vassourinha-de-botão (Sida Carpinifolia Lineu) – Planeta – Saturno – Elemento: Terra – Parte usada: galhos em banhos de sacudimentos, limpeza e descarrego.

294. Vassourinha de Relógio (Sida Rhombifolia – Lineu) – Planeta: Marte – Elemento: Fogo – Parte usada em banhos e sacudimentos de limpeza e abertura de caminho.

295. Valeriana (Valeriana officinalis) - Planeta: Mercúrio - Elemento: Água - Parte Usada: flores em banhos de amor, e em banhos de purificação. Também pode ser usada como calmante. 

296. Verbena (Verbena officinalis) – Planeta: Mercúrio Elemento: Terra – Parte usada: flores em banhos para exorcismo, proteção e saúde.

297. Velame (Croton florisbundum) – Planeta: Saturno – Elemento: Terra – Parte usada: folhas - em banhos para saúde física, mental e espiritual.

298. Vetivert (Vetiveria zizanioides L) – Planeta: Vênus - Elemento: Terra – Parte usada: Folhas em banhos ativando a sensualidade e a sexualidade.

299. Verbasco (Woodwardia radicans) - Planeta: Lua – Elemento: Terra Parte usada: flores em banhos para limpar e fortificar a energia da aura, trazer o equilíbrio emocional revitalizando o campo energético.

300. Violeta (Viola tricolour) - Planeta: Vênus - Elemento: Ar – Parte usada: Flores em banhos para acalmar e limpar a mente, equilibrar as emoções.

301. Visco (Viscum Album) Planeta: Sol – Elemento: Fogo – Parte usada: folhas  em banhos energéticos de proteção.

302. Xiquexique (Cactus Peruvianus) Planeta: Marte – Elemento: Fogo – Parte usada: folhas em banhos de descarrego, proteção e limpeza.

303. Ylang-Ylang ou Cananga (Cananga odorata) – Planeta: Vênus – Elemento: Terra – Parte usada: folhas em banhos para ativar a sensualidade, poderoso afrodisíaco, terapêutico, acalmam.

304. Zimbro – (Juniperus communis) – Planeta: Lua – Elemento: Água – Parte Usada: folhas ou o óleo em banhos para combater o desequilíbrio emocional, afastando o nervosismo, medo, preocupação desgostos, perturbação mental, acesso de fobias e sono agitado.

 

topo